Docentes e estudantes do Setor Palotina da UFPR participaram da Expo Palotina 2019. A feira, realizada entre os dias 16 e 19 de maio no Parque de Exposições João Leopoldo Giacomel, é considerada a principal vitrine de serviços, produtos e do potencial agropecuário da região.
Durante os quatro dias, o público visitou os estandes dos cursos de graduação ofertados em Palotina – Agronomia, Ciências Biológicas, Engenharia de Aquicultura, Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, Engenharia de Energia, Licenciatura em Computação, Licenciatura em Ciências Exatas e Medicina Veterinária. Os cursos de pós-graduação – Bioquímica e Biologia Molecular, Aquicultura e Desenvolvimento Sustentável, Bioenergia, Ciência Animal, Tecnologias de Bioprodutos Agroindustriais e Residência em Medicina Veterinária – e o Produtec também foram apresentados à comunidade.
Uma atividade de “arrepiar os cabelos” com o uso de máquina eletrostática foi realizada no estande do curso de Licenciatura em Ciências Exatas.
“A participação na Expo é de extrema importância para nós, pois é uma oportunidade ímpar de mostrarmos para a comunidade os cursos do Setor e nossos projetos, os quais revertem em benefícios à comunidade palotinense e da região”, afirma a diretora do Setor Palotina da UFPR, professora Yara Moretto.
A Universidade participa da Expo Palotina há mais de cinco anos. “As coordenações levaram materiais para divulgar os cursos, os projetos de pesquisa e os projetos e programas de extensão e inovação tecnológica. Tivemos uma exposição de fotos da professora Roberta Paulert, com a história de alunos e professores que fizeram intercâmbio ou mobilidade acadêmica”, informa a docente do Departamento do Departamento de Engenharias e Exatas, Danilene Güllich Donin Berticelli.
Estandes do cursos de Agronomia e de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia do Setor Palotina da UFPR.
Uma programação especial para alunos das escolas municipais de Palotina foi realizada no dia 17 de maio. De sexta a domingo, os visitantes participaram das oficinas “Robótica Educacional”, “Funcionamento do Centro Cirúrgico”; “De pequenos para pequenos”; “Atividades com Robótica”, “Atividade com Minifoguetes”; “Observação com o Telescópio”; “Produção de mudas e Hortaliças”; “Plantas Medicinais”; “Produção Higiênica do Leite”; “Bicho d’água”; “Arduino e programação”; e “Segurança de dados móveis”.
Alunos de escolas municipais visitaram a Expo Palotina 2019 e participaram de atividades nos estandes da Universidade.
De acordo com Danilene, cerca de 2 mil pessoas passaram pelos 11 estandes da UFPR. “Foi um momento de mostrar o que fazemos dentro da Universidade, o conhecimento que é produzido e a forma que isso é socializado. Extremamente importante, em especial no momento turbulento que estamos vivenciando. Alunos e professores não mediram esforços durante a feira”, destaca.
A docente e a professora do Departamento de Ciências Agronômicas, Patricia da Costa Zonetti, participaram da comissão organizadora do evento. Integrantes da comunidade, da Associação Comercial e Industrial de Palotina (Acipa), servidores da Prefeitura e representantes de outras instituições integraram a equipe.
Já está disponível a avaliação de cursos e disciplinas do segundo semestre do ano letivo de 2024. Alunos […]
Pesquisadores do Núcleo de Fixação Biológica de Nitrogênio da UFPR trabalharam décadas para criar inoculante que alavanca produção na agricultura.
A exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade […]
O Centro de Estações Experimentais – Fazenda Canguiri da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu doze novos equipamentos […]