logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR adere ao ProfHistória, mestrado profissional em ensino de história em rede nacional

A proposta de adesão da UFPR à Rede de Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória) foi aprovada pela Coordenação Nacional do Programa. O resultado do edital de expansão da rede foi divulgado no dia 4 de agosto. Foram incluídos 18 novos programas, de um total de 43 propostas de adesão.

O ProfHistória é um programa de mestrado stricto sensu em Ensino de História oferecido em rede nacional, em formato semipresencial, fomentado pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). A meta do programa é a formação continuada dos professores de história da Educação Básica que atuam nas redes pública e privada de ensino.

Serão 12 vagas oferecidas pelo mestrado profissional da UFPR.

A criação do Programa na UFPR ainda dependa da aprovação dos colegiados superiores da Universidade. “Ele tem uma  relevância social indiscutível, pois, visando a formação continuada de professores da Educação Básica,  contribui de maneira direta para a melhoria da qualidade de ensino”,  disse Joseli Mendonça, docente do Departamento de História da UFPR, integrante do grupo que elaborou a proposta aprovada. “Além disso, tem um impacto muito importante na formação dos estudantes do curso de graduação, pois amplia os canais de interlocução entre a prática de ensino e a formação universitária”, completou Joseli.

Com a entrada dos novos programas, serão 30 núcleos do ProfHistória distribuídos em todo o país a partir de 2016. O próximo processo seletivo oferecerá 465 vagas em todo o país.

Os critérios adotados para a seleção das propostas incluíram o perfil do corpo docente no que diz respeito à sua vinculação com o ensino de História, a qualidade de sua produção intelectual dos últimos cinco anos e a articulação interna da equipe, evidenciada por meio de núcleos e projeto coletivos. Também foram consideradas a infraestrutura disponibilizada para o curso, a experiência institucional com a pós-graduação stricto sensu e a distribuição regional dos núcleos selecionados.

Com informações da Capes

Sugestões

Progepe lança atividade de saúde e longevidade para aposentados
Aposentadoria nunca foi sinônimo de inatividade. Pensando na qualidade de vida dos servidores aposentados,...
Ciência UFPR: Molécula-ímã tem potencial para revelar a bioquímica por trás de doenças
Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar...
“A SBPC é a marca de que o Brasil acredita e produz ciência da mais alta qualidade”, diz ministra do MCTI
Entre 23 e 29 de julho, aconteceu na Universidade Federal do Paraná (UFPR) a 75ª Reunião Anual da Sociedade...
Série sobre a ciência produzida nas Universidades brasileiras estreia na TV Brasil
A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições...