Especiação Química – área que estuda a forma na qual um elemento químico está presente em uma amostra de água, solo, alimento ou medicamento, por exemplo – é tema do 4º Encontro Brasileiro que prossegue até amanhã, sexta-feira (12), no Centro de Convenções do Hotel Bourbon, em Curitiba.
O evento, que reúne cerca de 150 pesquisadores, docentes e estudantes de química e áreas correlatas de países como Bélgica, Estados Unidos, Suíça, Argentina, Espanha, além representantes de vários estados do Brasil, é promovido pelo Departamento de Química da UFPR e Sociedade Brasileira de Química.
Além da pesquisadora Milena Horvat, da Eslovênia, referência mundial na área de mercúrio em humanos, também participa do Encontro o renomado professor belga Alfredo Sanz-Medel, que proferirá a palestra denominada “Plasma Ion Sources for Ms-based modern speciation: elementos, molecules, nanoparticles and nanostructures”. A conferência está programada para esta quinta-feira (11), às 9h20min.
Multidisciplinaridade
De acordo com o professor Marco Tadeu Grassi, coordenador geral deste evento promovido pelo Departamento de Química da UFPR em parceria com a Sociedade Brasileira de Química, as discussões terão caráter multidisciplinar, porque além dos integrantes da comunidade universitária também contarão com a participação de profissionais da indústria química; do setor petroquímico; de laboratórios de análise e de qualidade; entre outros.
Nos demais dias deste Encontro Brasileiro, os participantes terão acesso, ainda, a sete conferências plenárias; oito mini conferências; três sessões coordenadas com apresentação oral de trabalhos; duas sessões de apresentação de painéis e quatro palestras técnicas. A íntegra da programação e mais informações podem ser obtidas em http://www.quimica.ufpr.br/4espeqbr/
Por Celsina Favorito
Já está disponível a avaliação de cursos e disciplinas do segundo semestre do ano letivo de 2024. Alunos […]
Pesquisadores do Núcleo de Fixação Biológica de Nitrogênio da UFPR trabalharam décadas para criar inoculante que alavanca produção na agricultura.
A exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade […]
O Centro de Estações Experimentais – Fazenda Canguiri da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu doze novos equipamentos […]