logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR abre nesta terça-feira (3) o VIII Colóquio Brasileiro de Ciências Geodésicas

Foto: Reprodução

Os professores Riccardo Barzaghi, da Universidade de Milão (Itália); Mike Jackson, da Universidade de Nottingham (Inglaterra); e Stefan Janos Hinz, da Universidade de Karlshure (Alemanha) docentes esses renomados internacionalmente, são presenças confirmadas no VIII Colóquio Brasileiro de Ciências Geodésicas, promovido pela UFPR a partir de amanhã, terça-feira (3) até quinta-feira (5).

O evento, que tem como tema principal “Geoinformação ─ novas perspectivas para as Ciências Geodésicas”, será aberto pelo reitor Zaki Akel Sobrinho às 9 horas, no auditório do 1º andar do Edifício da Administração, no Centro Politécnico.

Segundo a coordenadora do Colóquio, professora Claudia Robbi Sluter, na programação não há sobreposição de atividades justamente para que os 400 inscritos possam participar de todas as atividades. O evento, promovido pelo Setor de Ciências da Terra da UFPR, reunirá docentes, pesquisadores, profissionais da área de ciências geodésicas do Brasil e exterior, além de alunos de graduação e pós-graduação.

Foto: Reprodução

Publicações científicas

O objetivo do encontro, explica a coordenadora, é a consolidação de um espaço democrático para a troca de ideias, a divulgação de avanços nas Ciências Geodésicas com enfoque em Levantamentos, Cartografia, Sistemas de Informações Geográficas, Fotogrametria e Sensoriamento Remoto.

O evento começou a ser promovido em 1999. Desde a primeira edição até agora, diversos trabalhos apresentados foram publicados em periódicos especializados. As reflexões promovidas, ressalta Cláudia, contribuíram significativamente para novas abordagens nos Programas de Pós-Graduação da área. A íntegra da programação pode ser visualizada em http://www.cbcg.ufpr.br/home/

 

Sugestões

Progepe lança atividade de saúde e longevidade para aposentados
Aposentadoria nunca foi sinônimo de inatividade. Pensando na qualidade de vida dos servidores aposentados,...
Ciência UFPR: Molécula-ímã tem potencial para revelar a bioquímica por trás de doenças
Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar...
“A SBPC é a marca de que o Brasil acredita e produz ciência da mais alta qualidade”, diz ministra do MCTI
Entre 23 e 29 de julho, aconteceu na Universidade Federal do Paraná (UFPR) a 75ª Reunião Anual da Sociedade...
Série sobre a ciência produzida nas Universidades brasileiras estreia na TV Brasil
A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições...