logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR abre inscrições para participação na programação do Negritude UFPR 2022

Setores e entidades da comunidade interna e externa da UFPR têm até o dia 10 de outubro para se inscreverem na programação do Negritude UFPR 2022. O evento acontece em novembro, mês da Consciência Negra, busca promover o debate sobre a igualdade racial e a valorização da cultura negra. Pessoas interessadas também podem participar de reuniões da organização.

Depois de dois anos de medidas restritivas para prevenção da Covid-19, o evento volta a receber ações presenciais e acontece em formato híbrido. Em 2021, sob o tema “Olhares Insurgentes”, mais de 40 ações fizeram parte da programação online, entre elas, mesas redondas, apresentações musicais e teatrais, feira literária e publicações temáticas em redes sociais.

O Negritude UFPR é realizado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) desde 2015, com organização da Superintendência de Inclusão, Políticas Afirmativas e Diversidade (Sipad), em parceria com a Coordenadoria de Cultura (COC) e o Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE). A comissão organizadora também conta com alunos, instituições parceiras, setores, grupos e coletivos da comunidade acadêmica da UFPR e dos movimentos negros da sociedade civil organizada.

Para participar da programação em 2022, é preciso seguir duas etapas. O primeiro passo é cadastrar a instituição ou órgão proponente da ação pelo formulário 1 (Cadastro de Setores em Entidades). Depois, preencher o segundo formulário para cadastrar as ações que sua instituição ou órgão promoverá (Cadastro de Ações). O prazo para inscrição segue até 10 de outubro.  A organização do Negritude UFPR 2022 divulgará os eventos nas mídias sociais da Sipad e PROEC. A programação geral também será divulgada nas mídias da UFPR. 

Participação coletiva 

Interessados também podem participar das reuniões híbridas da comissão organizadora, presencial ou virtualmente. O próximo encontro do Negritude UFPR acontece no dia 29/9, quinta-feira, às 17h, no Gabinete da Superintendência de Inclusão, Políticas Afirmativas e Diversidade, localizada no Prédio Histórico da UFPR. Para quem vai participar online, a reunião acontecerá via plataforma Teams por este link. 

Visibilidade negra 

Segundo censo do IBGE/2010, negros, negras, pardos e pardas são 56% da população brasileira. Apesar do número expressivo, esta faixa da população ainda sofre com a naturalização de ideologias racistas – que promoveram a hierarquização de grupos étnicos ao longo da história. E é neste cenário que a UFPR articula ações que contribuem para ampliar a participação da população negra em todos os âmbitos da sociedade com oportunidades iguais, conforme o Plano Nacional da Igualdade Racial (Lei nº 12.288/2010). Apesar no evento acontecer apenas em novembro, a partir de 2022 o Negritude UFPR busca se consolidar como ação contínua durante todo o ano.

Mais informações pelo e-mail: negritudeufpr@ufpr.br

Por Núcleo de Políticas de Comunicação, Tecnologias de Acessibilidade Digital e Pedagógica (NuCA/SIPAD)

Sugestões

Capitães da areia é a obra do mês de agosto do Clube do Livro
A segunda temporada do Clube do Livro, promovida pelo Sistema de Bibliotecas (SiBi) da Universidade...
Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para alunos da UFPR
O projeto de extensão “Ciência para Todos” está com inscrições abertas para o processo seletivo e trainee....
Projeto da UFPR oferece treinamento gratuito de futebol para meninas
Com o objetivo de trabalhar o desenvolvimento integral de meninas entre 10 e 14 anos através da prática...
Inscrições para cursos extensivos do Celin para novos alunos iniciam em 7 de agosto
As inscrições para os cursos extensivos ofertados pelo Centro de Línguas e Interculturalidade (Celin)...