UFPR abre Feira de Cursos e Profissões nesta quinta-feira

21 agosto, 2018
10:33
Por
0
Ensino e Educação

O reitor da Universidade Federal do Paraná, Ricardo Marcelo Fonseca, realiza a abertura da UFPR: Cursos e Profissões nesta quinta-feira (23), às 8h30. O evento segue até às 16h de domingo (26) no complexo da UFPR em Piraquara, região metropolitana de Curitiba.

Nos dois primeiros dias (23 e 24), a visitação será aberta a escolas que realizaram o agendamento prévio. No sábado e domingo (25 e 26) a feira estará aberta a toda a comunidade.

A feira é gratuita e apresenta os cursos de graduação e atividades relacionadas ao ensino de todos os campi da universidade. Além dos estudantes, o evento é aberto a familiares, professores, profissionais de educação e o público interessado em conhecer mais sobre a UFPR.

 

Programação

Os visitantes da UFPR: Cursos e Profissões poderão conhecer mais sobre os 119 cursos de graduação de todos os campi. Haverá ainda a apresentação de projetos, serviços, pró-reitorias e empresas juniores da instituição.

Acadêmicos e professores da universidade estarão disponíveis para esclarecer informações sobre o período de formação, atividades e mercado de trabalho. No estande do Núcleo de Concursos, os estudantes poderão realizar inscrições para o vestibular 2018/2019.

Durante o horário de almoço, haverá apresentações culturais com a participação de artistas e bandas formadas por estudantes da universidade.

A Feira de Cursos e Profissões também oferece palestras sobre os cursos, ministradas por professores e autoridades da área.

 

Público e Infraestrutura

A Feira é realizada no complexo da UFPR, em Piraquara, pelo terceiro ano. Há estacionamento gratuito para ônibus e carros.

O espaço terá uma praça de alimentação para lanches rápidos, com barracas e food trucks.

A expectativa do coordenador do evento, Ray Garbelotti, é ultrapassar o público da última edição. “Em 2017, batemos o recorde de público, recebemos 115 mil visitantes. Neste ano poderemos chegar ao público de 140 mil pessoas”.

Mais informações no site do evento.

 

Espaço dedicado aos professores da educação básica

A “sala do professor” estará presente novamente na 16ª edição da UFPR: Cursos e Profissões. O espaço é voltado aos professores da educação básica que acompanham seus alunos durante a visitação. Além de recepcionar os profissionais, a sala é destinada divulgar os cursos de formação oferecidos pela Universidade Federal do Paraná.

A Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional (PROGRAD) tem uma Coordenação de Formação de Professores (COPEFOR) que oferece três programas em que participam diretamente professores da Educação Básica: o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) e o Programa Licenciar. Todos voltados ao desenvolvimento e à qualificação desses profissionais.

A proposta é acolher os professores em um espaço confortável, em que possam se sentar, tomar café e, ao mesmo tempo, conhecer estas ações da UFPR.

Os professores que frequentarem a sala também terão acesso a um material de divulgação sobre os cursos de pós-graduação stricto sensu voltados à formação de professores. A UFPR possui um conjunto de mestrados profissionais destinados a esse público. “Queremos oferecer aos professores um momento em que eles sejam recepcionados, valorizados e incluídos na Feira, pois eles são parte das pessoas que tornam esse evento possível”, afirma o pró-reitor de Graduação da UFPR, Eduardo Barra.

O estande “sala do professor” funcionará durante toda a UFPR: Cursos e Profissões no mesmo horário da Feira e terá professores e alunos envolvidos nos programas de formação continuada de professores dando informações e atendendo os profissionais.

 

Serviço
23 de agosto e 24 de agosto – reservado para escolas agendadas
Horário: 9h às 18h

25 de agosto – aberto à comunidade
Horário: 9h às 18h

26 de agosto – aberto à comunidade
Horário: 9h às 16h

Endereço:
Complexo da UFPR – Rodovia João Leopoldo Jacomel, 4015 – Jardim Primavera, Piraquara

Sugestões

14 agosto, 2023

Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar o ambiente químico em torno […]

10 agosto, 2023

No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com […]

09 agosto, 2023

O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está com inscrições […]

07 agosto, 2023

A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições Federais […]