logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Ufes e UFFS publicam notas de apoio à UFPR em defesa da autonomia universitária

 

A proposta de criação de uma nova universidade federal no Paraná, a partir da desagregação da Universidade Federal da Integração Latino-Americana  (Unila) e da incorporação de dois campi da UFPR (em Palotina e em Toledo), vem recebendo manifestações contrárias de diversas instituições. Nos últimos dias, a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) publicaram notas de apoio à UFPR e à Unila, que são contrárias à proposta, apresentada pelo deputado federal  Sérgio Souza.

A criação da Universidade Federal do Oeste do Paraná foi proposta por meio de emenda aditiva à Medida Provisória 785, que trata de financiamento estudantil. A Reitoria da UFPR, que em nenhum momento foi consultada a respeito, considera que a iniciativa fere a autonomia da universidade de decidir seus próprios rumos e não implicaria em ampliação efetiva do ensino superior no Paraná.

Na nota publicada em seu site, a administração central da Ufes classifica a proposta como “arbitrária” e diz que a criação da nova universidade “compromete e descaracteriza as duas instituições”.

Assinada pelo reitor em exercício, Antônio Inácio Andrioli, a nota da UFFS destaca que “o princípio da autonomia universitária deve ser respeitado e qualquer alteração precisa ser amplamente acadêmica com a comunidade acadêmica e com a sociedade”.

 

Confira a íntegra das notas:

Universidade  Federal da Fronteira Sul:

https://www.uffs.edu.br/institucional/reitoria/diretoria_de_comunicacao/noticias/arquivos-das-noticias/nota-em-apoio-a-unila-a-ufpr-e-em-defesa-da-autonomia-universitaria-jpeg

 

Universidade Federal do Espírito Santo:

http://www.ufes.br/conteudo/nota-em-apoio-%C3%A0-universidade-da-integra%C3%A7%C3%A3o-latino-americana-unila-e-%C3%A0-ufpr

 

 

pt_BRPortuguese