logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Turma de Agronomia de 1970 comemora Jubileu e celebra história da profissão

Foi num clima descontraído que, na manhã desta sexta-feira, dia 9, a classe de 1970 da Agronomia da Universidade Federal do Paraná celebrou 45 anos de sua formatura no novo auditório do Setor de Ciências Agrárias da UFPR, no Juvevê. A comemoração reuniu 49 dos 120 integrantes da turma original e contou com exposição fotográfica das reuniões anteriores dos engenheiros agrônomos, seguidas de confraternizações. Estiveram presentes o diretor do Setor de Ciências Agrárias, Amadeu Bona Filho, e o coordenador do curso de Agronomia, João Carlos Bespalhok Filho, além de amigos, familiares e convidados.

A apresentação da solenidade foi feita pelo engenheiro agrônomo Vitor Afonso Hoeflich, professor do Departamento de Economia Rural e Extensão da UFPR, que destacou toda a contribuição para a sociedade que esta turma proporcionou ao longo de tantos anos de carreira. Dentre os graduados em 1970 na Faculdade de Agronomia, seis continuaram por aqui e se tornaram professores da UFPR. Joaquim Severino, colega de Hoeflich, repetiu o mesmo discurso de orador de sua formatura, texto surpreendentemente atual, reforçando o papel da agricultura como instrumentos de mudança social e pregado a valorização da profissão.

Ao todo, 49 ex-alunos participaram da comemoração. Imagem: Marcos Solivan
Quarenta e nove ex-alunos participaram da comemoração. Foto: Marcos Solivan/Sucom-UFPR

Bespalhok destacou as mudanças em Curitiba e na pesquisa científica – como, por exemplo, a criação da Embrapa – que a turma vivenciou ao longo dos anos. “Sei que muitos de vocês participaram da transformação do Paraná e do Brasil alguns dos principais celeiros agrícolas do mundo”, afirmou, lembrando que os ex-alunos são parte importante dos 100 anos de história do curso, comemorados neste ano.

“Durante mais de 50 anos, nós fomos o único curso de Agronomia do Paraná e Santa Catarina; o segundo só foi criado em 1971, em Bandeirante. Hoje, são mais de 70 cursos só no Paraná”. Atualmente, cada vestibular traz 132 novos alunos para o curso da UFPR. “Temos ainda o mesmo desafio: formar profissionais éticos”.

Um século de história

Criado em 1915, o curso de Agronomia da UFPR já formou, até o primeiro semestre de 2015, 4347 engenheiros agrônomos. Recentemente, o curso recebeu cinco estrelas na classificação do “Guia do Estudante” da editora Abril, marca que carrega ao lado de outras de prestígio, como, em 2014, quando ficou entre os 10 melhores do país no Ranking das Universidades do Brasil (RUF), da Folha de S. Paulo.

Celebrando os 100 anos de existência com renovação, em 2015 o curso implantou um novo currículo, com novas áreas e disciplinas sendo abordadas e outras, já existentes, sendo revistas. A grade atual prevê um aluno mais dinâmico, que busque conhecimento não apenas na universidade, e possibilita, por exemplo, que ele cumpra a carga obrigatória de estágio em qualquer lugar do Brasil e até no exterior.

Informações sobre o curso e a profissão podem ser encontradas no portal da Agronomia da UFPR.

Sugestões

Post de Evento
Vai ser publicado um Edital sobre ……
Pré-Vestibular Comunitário da UFPR está com vagas remanescentes abertas
O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná...
Provar 2024: UFPR tem 804 vagas abertas em cursos de graduação, inscrições até 11/08
Esta é a última semana para inscrição de interessados em uma das 804 vagas em cursos de graduação oferecidas...
Mestrado acadêmico em Enfermagem recebe inscrições
O Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná oferece 24 vagas para o curso...