ufpr_bcopng

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Trabalho de vigilância em saúde desenvolvido na UFPR é indicado a prêmio nacional de enfermagem

O Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Saúde (Nepes) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), vem realizando, de forma integrada, o monitoramento e o rastreamento dos casos de Covid-19 na comunidade da instituição desde 2020. No mês de fevereiro, o trabalho foi classificado para a segunda etapa da 2ª edição do Laboratório de Inovação em Enfermagem: Valorizar e Fortalecer a Saúde Universal, organizado pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde no Brasil (OPAS/BRA).

Com a proposta de ações de enfermagem para o enfrentamento da pandemia de Covid-19, o projeto “Vigilância em Saúde na UFPR: Coronavírus (Covid-19)” faz o monitoramento  de doenças transmissíveis e infectocontagiosas. E, para garantir a biossegurança da comunidade acadêmica no retorno às aulas, também desempenha diversas medidas de vigilância ativa em parceria com o projeto de testagem e o Check UFPR. 

O Nepes é informado sobre os casos de Covid-19 confirmados e suspeitos identificados pela instituição a partir das testagens e do aplicativo Check UFPR e presta orientações para auxiliar no isolamento.

Geralmente o acompanhamento é feito durante dez dias. A equipe ainda atende aqueles que tiveram resultado positivo em exames feitos em laboratórios particulares e buscam a orientação do Núcleo e pessoas que tiveram resultado negativo, mas apresentam sintomas compatíveis com os da Covid-19.

O projeto também desenvolveu um guia de recomendações para o retorno das atividades presenciais durante a pandemia de Covid-19, com orientações sobre medidas de prevenção, e uma série de vídeos, publicados no Canal do YouTube, com o objetivo de divulgar boas práticas de saúde baseadas em evidências científicas para a comunidade interna e externa.

Prêmio de enfermagem 

O prêmio visa identificar, valorizar e dar visibilidade às experiências inovadoras produzidas pela categoria da Enfermagem (auxiliares, técnicos e graduandos) que tenham produzido resultados exitosos na gestão de serviços. O objetivo é reunir conhecimentos de forma ascendente sobre a prática da enfermagem para subsidiar e formular políticas viáveis e sustentáveis para o Sistema Único de Saúde (SUS), contribuindo para a qualificação da categoria profissional.

Nesta edição, cerca de 150 projetos brasileiros se inscreveram no prêmio. Entre as 39 iniciativas que passaram para a próxima fase, a UFPR teve dois projetos contemplados. A outra proposta é fruto de uma dissertação de mestrado intitulada “Tecnologia Assistencial para Primeira Visita Domiciliar ao Recém-Nascido e Família”, da enfermeira Ginaina Cátia de Prá, defendida no Programa de Mestrado Profissional Prática do Cuidado em Saúde da UFPR e orientada pela professora Helena de Souza Freire e co-orientada pela professora Daiana Kloh Khalaf. 

As experiências foram mapeadas pelo Laboratório de Inovação em Enfermagem e selecionadas a partir de dois grandes temas: a Valorização da Enfermagem e a Ampliação do escopo de práticas de Enfermagem. Os projetos eleitos para a segunda etapa de avaliação serão apresentados em oficina de trabalho, prevista para maio, no formato presencial, em Brasília.

“Quando recebemos o reconhecimento do Cofen e da Organização Pan-Americana de Saúde, nós nos sentimos extremamente felizes, porque essa é a valorização do trabalho”, comemora a coordenadora do Nepes, Daiana Kloh.

O contato com o Nepes pode ser feito pelos telefones (41) 98482-0007 e (41) 98482-0008 ou pelo e-mail nepes@ufpr.br.

Por Felipe Reis

Sob orientação de Jéssica Tokarski

Sugestões

Informativo UFPR (Destaques da semana de 07/08 a 11/08/2023) 
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA    🧠🔭 Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para...
Setor Palotina: Posse da nova direção
No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com...
Doutoranda que criou programas para incentivar a adoção de cães é homenageada na Câmara de Curitiba 
Na manhã desta terça-feira (8), Lu Baldan, médica veterinária e doutoranda em Ciências Veterinárias na...
UFPR lamenta falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda Santos
A Universidade Federal do Paraná comunica, com pesar, o falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda...