Imagem Padrão

Tese de doutorado é defendida aos 81 anos por Iyagunã Dalzira

29 setembro, 2022
11:24
Por
UFPR

Sob a orientação do Professor Paulo Vinicius Baptista da Silva, a Mãe de Santo Iyagunã Dalzira Maria Aparecida, Iyalorixá do Candomblé, defendeu sua pesquisa de doutorado na sexta-feira (23.09), pelo Programa de Pós-graduação em Educação, da UFPR.

A tese, elogiada com sucesso pelos seus avaliadores, abordou a temática a respeito da relação entre o movimento da resistência negra, em um contexto que envolve intolerância religiosa, preconceito racial, e perspectivas de inclusão pela educação, intitulada: “Professoras Negras, Gênero, Raça, Religiões de Matriz Africana e Neopentecostais na educação pública”.

Dona Iyá, como é conhecida, é considerada marco da resistência negra de Curitiba, na luta pela transformação social e pela inserção na educação. Iyagunã Dalzira é graduada em Relações Internacionais (63 anos), e mestre sobre os saberes do Candomblé na contemporaneidade, aos 72, pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Para Iyagunã Dalzira, trata-se de um momento único e muito feliz, de dever comprido, apesar de todas as dificuldades encontradas no desenvolvimento da pesquisa.

A TV UFPR acompanhou de perto a defesa da mais recente Doutora em Educação, confira a íntegra da cobertura no link: Yalorixá Dalzira defende tese


Foto: SIPAD/NEAB UFPR

Sugestões

21 fevereiro, 2025

Já está disponível a avaliação de cursos e disciplinas do segundo semestre do ano letivo de 2024. Alunos […]

20 fevereiro, 2025

Pesquisadores do Núcleo de Fixação Biológica de Nitrogênio da UFPR trabalharam décadas para criar inoculante que alavanca produção na agricultura.

19 fevereiro, 2025

A exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade […]

18 fevereiro, 2025

O Centro de Estações Experimentais – Fazenda Canguiri da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu doze novos equipamentos […]