logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Termo de cooperação entre UFPR e Atlético beneficia alunos

Assinatura de termo entre UFPR e CAP - Foto: Rodrigo Juste Duarte

A UFPR e o Clube Atlético Paranaense assinaram na tarde desta terça-feira (17) um termo de cooperação. O documento prevê cooperação mútua no acompanhamento das obras do Estádio Joaquim Américo, sede paranaense da Copa do Mundo de 2014.

Segundo o coordenador do convênio, Mauro Lacerda Santos Filho, professor do Departamento de Construção Civil, a ideia é incentivar os alunos da Universidade e dar a oportunidade de mostrar aos mesmos como uma obra de grande porte funciona. Além disso, a parceria trará amplos benefícios para a UFPR, já que todo o conhecimento gerado retornará à Academia e poderá ajudar no desenvolvimento de outros projetos.

O reitor Zaki Akel Sobrinho explicou que todos os temas que dizem respeito à sociedade são de interesse da UFPR, logo a disposição da Universidade em colocar estudantes, técnicos e professores para ajudar na fiscalização das obras da Arena para a Copa do Mundo é fundamental.

Para o presidente do Conselho Deliberativo do CAP, Antônio Carlos Bettega, a parceria com a UFPR trará a garantia de que as obras do Clube serão fiscalizadas propriamente. “Podemos dizer que o limite do nosso acordo é o limite da nossa imaginação. O CAP está aberto à Universidade”, acrescentou Bettega.

Assinatura de termo entre UFPR e CAP - Foto: Rodrigo Juste Duarte

O professor do Departamento de Transportes da UFPR e superintendente do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI) da Universidade, Roberto Gregorio da Silva Júnior, destacou que a assinatura do termo marca o início das tratativas para a realização de convênios específicos na área operacional. Pelo acordo, os alunos da UFPR poderão ter contato com as obras do estádio, desde o projeto até as novas tecnologias. Também ficarão em contato direto com uma área da engenharia ainda em desenvolvimento no Brasil ─ a engenharia para grandes eventos ─ que envolve logística, transporte, medicina esportiva e obras de infraestrutura e telecomunicações.

Amanda Pofahl, sob orientação de Ana Paula Moraes

Sugestões

Progepe lança atividade de saúde e longevidade para aposentados
Aposentadoria nunca foi sinônimo de inatividade. Pensando na qualidade de vida dos servidores aposentados,...
Ciência UFPR: Molécula-ímã tem potencial para revelar a bioquímica por trás de doenças
Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar...
“A SBPC é a marca de que o Brasil acredita e produz ciência da mais alta qualidade”, diz ministra do MCTI
Entre 23 e 29 de julho, aconteceu na Universidade Federal do Paraná (UFPR) a 75ª Reunião Anual da Sociedade...
Série sobre a ciência produzida nas Universidades brasileiras estreia na TV Brasil
A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições...