Nesta segunda-feira, dia 21, a partir das 19h, o professor e pesquisador alemão Jörn Rüsen ministrará a conferência “Teoria da História – Uma teoria da História como ciência” no Teatro da Reitoria da UFPR. O evento faz parte do VIII Seminário de Educação Histórica, promovido pelo Laboratório de Pesquisa em Educação Histórica (Lapeduh) da Universidade Federal do Paraná, realizado entre os dias 21 e 23 de setembro. A entrada é gratuita.
Segundo a organização, Rüsen é hoje um dos mais importantes acadêmicos em atuação nos campos da teoria e história do pensamento histórico, bem como da didática da história. É autor de diversos livros, artigos científicos, ensaios e capítulos de livro, publicados em mais de vinte idiomas. Foi professor nas Universidades de Bochum e Bielefeld, além de diretor do Centro de Estudos Interdisciplinares (ZIF) da Universidade de Bielefeld e do Instituto de Altos Estudos em Humanidades (KWI) de Essen. Atuou como professor visitante em universidades na Índia, África do Sul e Taiwan. Em 2010, foi agraciado com o título de doutor honoris causa pela Universidade de Lund, Suécia. O pesquisador é uma das mais importantes referências para os estudiosos brasileiros que se interessam por teoria da historiografia e do ensino e aprendizagem históricos.
VIII Seminário de Educação Histórica
Em sua VIII edição, este encontro tem como proposta reunir professores e pesquisadores nacionais e internacionais para debater resultados de investigações da área específica da educação histórica. Esse campo de pesquisa avançou substancialmente nos últimos anos e desenvolve estudos sobre temáticas relacionadas às ideias de Aprendizagem e Ensino de História, que é centrada na relação entre essas temáticas e o conceito de Consciência Histórica discutido por Jörn Rüsen. Além da presença do alemão, a conferência de encerramento do Seminário fica por conta da professora Marília Gago, do Instituto Superior de Ciências Educativas de Portugal.
Ao longo do evento, acontecem, ainda, apresentações de trabalhos e mesas-redondas com pesquisadores de várias universidades do Brasil. A equipe do Lapeduh fornecerá certificação para os participantes, que deverão realizar as inscrições pela página do projeto.
A programação completa e mais informações estão disponíveis neste link.
Com informações do Lapeduh.
Já está disponível a avaliação de cursos e disciplinas do segundo semestre do ano letivo de 2024. Alunos […]
Pesquisadores do Núcleo de Fixação Biológica de Nitrogênio da UFPR trabalharam décadas para criar inoculante que alavanca produção na agricultura.
A exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade […]
O Centro de Estações Experimentais – Fazenda Canguiri da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu doze novos equipamentos […]