ufpr_bcopng

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Tendências transmidiáticas na comunicação da era digital foi o tema da 4º Jornada de Comunicação Institucional

Encerrou nesta quarta-feira (9) a 4º Jornada de Comunicação Institucional organizada por alunos e professores do curso de Tecnologia em Comunicação Institucional, do Setor de Educação Profissional e Tecnológica (SEPT). O evento teve como tema central as tendências transmidiáticas na comunicação da era digital e buscou, ao levar profissionais e especialistas da área, promover a integração entre alunos e mercado de trabalho. Nesta edição, a novidade foi a inserção de palestras em formato de mesa redonda.

Com orientação dos professores do curso, são os estudantes os responsáveis por realizar toda a produção e execução do evento, desde a escolha do tema e dos palestrantes, até sua concretização. Segundo Flávia Bespalhok, coordenadora do curso, a intenção é realizar esse tipo de atividade com frequência, para que os alunos conheçam na prática todos os problemas e imprevistos que podem acontecer. “Tentamos aliar no curso a teoria com a prática. Esse é o momento em que tudo aquilo que foi discutido e estudado em sala de aula se torna realidade”.

Flávia conta que o evento vem sendo realizado desde o surgimento do curso e se tornou uma tradição, um momento esperado pelos estudantes. “Temos cada vez um envolvimento maior e uma participação mais assídua deles”.

Mesa redonda “Os desafios da fotografia na era da comunicação digital”. Foto: TCI

A professora e coordenadora do evento Letícia Salem Herrmann Lima destaca a importante percepção do companheirismo entre os envolvidos. “É interessante ver eles entendendo essa atitude. É muito importante o desenvolvimento dessa habilidade e que estejam realmente todos empenhados”. Ela comenta que, após as edições dos eventos, eles costumam realizar um balanço com os pontos positivos e negativos e salienta que está já é a quarta edição por se tratar de algo que os alunos gostam de fazer e se empolgam para participar.

O acadêmico Lucas Barreira está no terceiro ano do curso e acha que esse tipo de atividade agrega muito ao aprendizado. “Poder realizar todo o processo, desde a pré-produção até a produção de um evento, utilizando tudo aquilo que aprendemos em aula é muito gratificante”.

Conteúdo

Além da experiência prática de organização do evento, os demais estudantes também puderam interagir com grandes nomes do mercado de trabalho, tirar dúvidas e aprender mais sobre a futura área profissional. Nesta edição, foram ministradas seis palestras sendo, pela primeira vez, duas em formato de mesa redonda. Apresentaram-se profissionais de diversas áreas da comunicação abordando o contexto contemporâneo e associado às multiplataformas.

Palestra “Relacionamento interpessoal na comunicação”. Foto: TCI

“Nos dias de hoje, observamos que a integração entre as mídias está cada vez maior e esse evento é um exemplo disso. Fizemos um evento ao vivo que, ao mesmo tempo, foi transmitido pelo Facebook. Além disso, as redes sociais foram utilizadas para publicações e postagens de matérias. Acabou o tempo de mídias isoladas e isso é uma realidade na própria Jornada promovida”, revela Flávia.

O relacionamento interpessoal e a comunicação também foram debatidos no evento. O psicólogo Bruno Scopel, que trabalha com o atendimento psicológico de alunos da UFPR no campus Toledo, conversou com os participantes a respeito das habilidades que eles devem ter para trabalhar na área. “Como cada um se relaciona com as pessoas e a capacidade de receber e fazer críticas ou elogios tem muito a ver com a profissão do comunicador. Essas competências sociais devem ser ensinadas desde o início do curso”.

Letícia reforça que outra discussão destaque foi a mesa redonda com especialistas da área que utilizam o idioma nas suas habilidades de comunicação contemporânea. Confira aqui todos os palestrantes que participaram do evento.

Sugestões

Pré-Vestibular Comunitário da UFPR está com vagas remanescentes abertas
O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná...
Provar 2024: UFPR tem 804 vagas abertas em cursos de graduação, inscrições até 11/08
Esta é a última semana para inscrição de interessados em uma das 804 vagas em cursos de graduação oferecidas...
Mestrado acadêmico em Enfermagem recebe inscrições
O Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná oferece 24 vagas para o curso...
Rede Andifes oferta cursos gratuitos de idiomas para comunidade da UFPR
A Rede Andifes Idiomas Sem Fronteiras (IsF) promove uma oferta coletiva de cursos gratuitos de idiomas...