Imagem Padrão

Técnica da UFPR defende tese de doutorado sobre políticas afirmativas para indígenas

09 abril, 2018
14:34
Por
Ensino e Educação

A técnica em assuntos educacionais do Setor de Ciências Biológicas Francine Rocha defendeu tese de doutorado em Educação da UFPR com o tema: “Práticas desenvolvidas na UFPR em relação aos universitários indígenas: entre a igualdade e a equidade”.

Orientada pela professora Denise de Camargo, Francine disse que desde os anos 1990 convive com a temática. Neste ano, ela conheceu aldeias indígenas do Mato Grosso, quando atuava no Ministério da Educação. Em 2006, já na UFPR, encontrou o hoje Gestor Ambiental pela UFPR Raoni Kriegel. Ele cursava Ciências Biológicas e procurou Francine para levar os projetos que ela coordenava a uma aldeia indígena localizada em Piraquara. Desde então, a pesquisadora se debruça sobre a questão indígena, que em 2013 foi tema de um mestrado em Psicologia na UFPR.

No atual estudo, ela questiona a efetividade das ações empreendidas pela Universidade. “A UFPR possui apenas algumas pautas afirmativas, necessitando de aperfeiçoamento para garantir que a equidade não se restrinja à entrada, mas também na integralização dos cursos superiores”, pontuou.

De acordo com ela, embora tenha havido garantia para o acesso, ainda há muito a ser feito para garantir a equidade pretendida. “A universidade seria inclusiva se a taxa de evasão não fosse expressiva (41%) e se a de conclusão não fosse tão baixa (20%). Cabe à instituição propiciar, para além da oportunidade, as condições concretas para que a equidade se efetive no cotidiano, dando mais apoio a quem dele mais precisa”, completou.

Autor: João Cubas

Sugestões

21 fevereiro, 2025

Já está disponível a avaliação de cursos e disciplinas do segundo semestre do ano letivo de 2024. Alunos […]

20 fevereiro, 2025

Pesquisadores do Núcleo de Fixação Biológica de Nitrogênio da UFPR trabalharam décadas para criar inoculante que alavanca produção na agricultura.

19 fevereiro, 2025

A exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade […]

18 fevereiro, 2025

O Centro de Estações Experimentais – Fazenda Canguiri da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu doze novos equipamentos […]