logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Teatro foi destaque do quarto dia do Festival de Inverno da UFPR

Além do show que encerrou a noite com, a animação de Amelinha, a segunda-feira, 17 de julho, teve uma programação variada começando com a CIA Giklaus de Teatro, os atores divertiram e emocionaram o público com a história de Neco e Nica que vão de cidade e cidade apresentando seu show de acrobacias. À noite ainda tivemos o Auto de Natal Morte e Vida Severina e um show dançante com o grupo Gafieira Formosa.

Morte e Vida Severina

O Theatro Municipal de Antonina recebeu o Auto de Natal Morte e Vida Severina, realizado pelos estudantes do “Projeto Práticas Musicais para a Comunidade no DeArtes da UFPR”, uma releitura do poema de João Cabral de Melo Neto da década de 50 que abordava as condições dos migrantes no percurso do sertão até a cidade grande.m

Além da extensa pesquisa para que pudessem adaptar a obra do autor, também participaram da peça os alunos de Música do DeArtes da UFPR. Na apresentação, os personagens eram mascarados, uma forma de unificar as dores dos sertanejos no seu caminho para Recife. A adaptação também contava com uma paródia ao nascimento de Jesus, como uma espécie de compensação dos sofrimentos vividos pelos migrantes.

Gafieira Formosa

Também conhecido como baile popular, o ritmo que nasceu nas ruas do Rio de Janeiro na década de 1920 e tem como tradição conseguir animar um grande público por sua essência dançante tomou conta do coreto na praça Coronel Machado. O grupo Gafieira Formosa é conhecido por trazer ao público um grande repertório de ritmos brasileiros, como o samba, o xote, o carimbó e até mesmo o choro.

Sugestões

Capitães da areia é a obra do mês de agosto do Clube do Livro
A segunda temporada do Clube do Livro, promovida pelo Sistema de Bibliotecas (SiBi) da Universidade...
Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para alunos da UFPR
O projeto de extensão “Ciência para Todos” está com inscrições abertas para o processo seletivo e trainee....
Projeto da UFPR oferece treinamento gratuito de futebol para meninas
Com o objetivo de trabalhar o desenvolvimento integral de meninas entre 10 e 14 anos através da prática...
Inscrições para cursos extensivos do Celin para novos alunos iniciam em 7 de agosto
As inscrições para os cursos extensivos ofertados pelo Centro de Línguas e Interculturalidade (Celin)...