logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Tânia Baggio assume direção do Sistema de Bibliotecas da UFPR

Zaki, entre Tânia (à esq.) e Ligia, na posse da nova diretora do Sistema de Bibliotecas da UFPR.

O Sistema de Bibliotecas da UFPR (Universidade Federal do Paraná) tem nova diretora: Tânia de Barros Baggio. Ela assume o cargo, no lugar de Ligia Setenareski, que ocupa o posto desde 1998.

Tânia definiu várias metas, propostas no Plano Diretor de gestão. Uma das principais é a construção de novas bibliotecas nos campus de Jandaia do Sul, Palotina e Cabral (em Curitiba) e a implantação da Ouvidoria do SIBI. “A Reitoria sempre enxergou no SIBI uma unidade relevante para a UFPR. Vamos fazer o melhor que pudermos”, afirmou.

O Sistema de Bibliotecas da UFPR tem duzentos servidores, dezenove bibliotecas e um acervo de 560 mil livros, fora as obras (teses, dissertações etc) e demais publicações acadêmicas. Com cerca de 25 mil usuários cadastrados em 2013, o SIBI proporcionou, apenas no ano passado, 213 mil consultas e 455 mil empréstimos de livros.

Esforço coletivo

No balanço da sua gestão, Ligia Setenareski destacou vários aspectos. Entre eles, o novo Portal da Informação do SIBI (que tem noventa páginas); a reforma de várias bibliotecas do sistema; a informatização do catálogo de coleções, dos fichários de consulta e do sistema de empréstimos de livros para os usuários; além da realização de treinamentos da equipe e seminários de integração.

Ela destacou ainda o fato de o repositório institucional do SIBI ser o quarto maior do Brasil. “Nossa meta é sermos o primeiro”, disse. Ligia também afirmou que tratou todas as unidades do sistema de forma isonômica e elogiou o espírito de equipe dos seus colaboradores. “Não fiz nada sozinha. Apenas conduzi o processo”, comentou.  “Os servidores do SIBI são comprometidos com a Biblioteca, com a UFPR e com a comunidade”.

O reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho, elogiou a gestão de Ligia. “Posso dizer que existe o antes e depois da sua passagem pelo SIBI, tantas foram as suas realizações”, comentou. Ele afirmou que Ligia cumpriu com competência todos os desafios lançados pela Reitoria. “Em todos os desafios que lançamos, você respondeu positivamente. Houve uma expansão de acervo, da qualidade dos processos e investimentos em pessoas e nos usuários. Espero que o espírito de corpo que existe aqui continue na gestão da Tânia Baggio”, comentou Zaki. Os diretores dos Setores de Ciências Humanas, Eduardo Barra, e de Exatas, Marcos Sunye, também participaram da cerimônia.

Sugestões

Informativo UFPR (Destaques da semana de 07/08 a 11/08/2023) 
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA    🧠🔭 Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para...
Setor Palotina: Posse da nova direção
No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com...
Doutoranda que criou programas para incentivar a adoção de cães é homenageada na Câmara de Curitiba 
Na manhã desta terça-feira (8), Lu Baldan, médica veterinária e doutoranda em Ciências Veterinárias na...
UFPR lamenta falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda Santos
A Universidade Federal do Paraná comunica, com pesar, o falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda...