logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Superintendente de Comunicação e diretor da Agência UFPR Internacional tomam posse nesta quinta-feira (5)

posse_acs_superintendencia_panke1
Assessoria de Comunicação Social passa a ter status de Superintendência. Foto: Marcos Solivan

A nova chefe da Superintendência de Comunicação Social da UFPR tomou posse na manhã desta quinta-feira (5) em cerimônia no Gabinete da Reitoria. Luciana Panke, professora do Departamento de Comunicação, assumiu a chefia após a gestão do professor Carlos Alberto Martins da Rocha, também do Departamento de Comunicação, que passa a ser diretor da UFPR TV.

A Superintendência de Comunicação Social foi aprovada pelo Conselho Universitário ao final de 2016 para substituir a Assessoria de Comunicação Social.

Panke afirmou que, ao assumir a Superintendência, pretende fazer com que os fluxos de comunicação ocorram de maneira com que as comunidades interna e externa possam não apenas serem informados, mas que possam efetivamente se comunicar. “É visibilizar as diferentes maneiras de pensar, é gerar valorização do que se produz, é incentivar a divulgação científica”, disse.

O objetivo da Superintendência, segundo Panke, é “aproximar as pessoas, criando um diálogo permanente com a comunidade acadêmica e a comunidade externa, reforçar nossa imagem institucional e valorizar nossos talentos”.

O reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca, concorda com a importância de valorizar esses talentos. Ele destacou a imensa diversidade da Universidade: “Essa pluralidade interna é nossa riqueza, e passa a ser um grande desafio para a comunicação”, afirmou.

“Temos uma riqueza de talentos na Universidade, e é para essa riqueza de talentos que precisamos dar visibilidade. Pela TV, rádio, e com todos os instrumentos que temos aqui”, disse. O reitor lembrou ainda que a UFPR tem grande força e papel de centralidade para a sociedade local, e que reforçar esse papel é uma grande responsabilidade.

Carlos Rocha não pôde estar presente na cerimônia, mas mandou uma mensagem aos presentes, destacando os exemplos de sucesso da Assessoria de Comunicação no período de 2012 a 2016. Hoje, o portal de notícias da UFPR é o quinto mais acessado, e a página da UFPR no Facebook ocupa o primeiro lugar entre todas as 63 universidades federais do Brasil.

 

Agência UFPR Internacional

31977595012_55a633b745_z
Transmissão de cargo de direção da Agência UFPR Internacional. Foto: Marcos Solivan

Na manhã desta quinta-feira, também foi realizada a transmissão do cargo de direção da Agência UFPR Internacional. A cerimônia foi feita na sede da Agência, inaugurada em novembro do ano passado para dar maior representatividade administrativa e autonomia financeira à Assessoria de Relações Internacionais da UFPR (ARI).

André de Macedo Duarte, professor do Departamento de Filosofia, é o novo diretor da Agência UFPR Internacional, após a gestão de Carlos José de Mesquita Siqueira, do Departamento de Engenharia Mecânica.

Duarte considera uma grande honra e uma grande responsabilidade assumir o cargo de direção da recém-criada Agência. Segundo ele, a nova gestão é movida por um projeto comum “de fazer da nossa UFPR uma instituição sempre maior, mais competente, efetivamente internacional, capaz de dialogar e colaborar com outras universidades do exterior por meio de vários acordos, convênios e parcerias. Uma universidade cidadã, uma universidade inclusiva”, afirmou.

O novo diretor destacou o papel da Agência como porta de entrada a alunos estrangeiros e de saída para que a própria comunidade, alunos, docentes e técnico-administrativos vá para o exterior para exercer atividades de graduação, pós-graduação e capacitação. “Uma universidade digna desse nome tem que ser entendida como uma instituição que estabelece laços e projetos; que se articula a outras instituições em parcerias tanto no país quanto no exterior; uma instituição que colabora, que aprende e ensina por meio dessas interações intensivas”, ponderou.

Siqueira falou sobre os avanços da UFPR na área de relações internacionais. “Ao longo desses doze anos, houve inúmeros avanços, os números consolidados mostram o quanto foram significativas as ações desenvolvidas”.

“Pela natureza das relações internacionais, elas tendem a ser, ou pelo menos começar, de maneira muito individual. Fazer o esforço de institucionalização das relações é sempre um grande desafio”, afirmou Fonseca sobre os desafios da Agência UFPR Internacional. O reitor também reconheceu o esforço e os avanços da área na UFPR.

Também estiveram presentes nas duas cerimônias o ex-reitor Zaki Akel Sobrinho e a vice-reitora eleita Graciela Inês Bolzón de Muniz.

Acesso o Flickr da UFPR para ver mais fotos das cerimônias de posse da Superintendência de Comunicação e da Agência UFPR Internacional.

Sugestões

Informativo UFPR (Destaques da semana de 07/08 a 11/08/2023) 
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA    🧠🔭 Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para...
Setor Palotina: Posse da nova direção
No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com...
Doutoranda que criou programas para incentivar a adoção de cães é homenageada na Câmara de Curitiba 
Na manhã desta terça-feira (8), Lu Baldan, médica veterinária e doutoranda em Ciências Veterinárias na...
UFPR lamenta falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda Santos
A Universidade Federal do Paraná comunica, com pesar, o falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda...