

Será na próxima terça-feira (15), dia do professor, a solenidade de comemoração dos 40 anos do Setor de Educação da UFPR. No evento, às 19 horas no Teatro da Reitoria, vai ser lançada uma campanha para reunir documentos e fotografias antigas com a finalidade de imprimir uma publicação com a história do setor. Também serão prestadas diversas homenagens. Dois professores receberão diplomas: a primeira diretora do setor, professora Zélia Miléo Pavão e Ângelo Vizentin. Também será feita uma homenagem póstuma aos professores Eny Caldeira, Pórcia Guimarães e Lauro Esmanhoto.
O Setor de Educação mantém um único curso de graduação, que é Pedagogia, mas ministra aulas em todos os cursos de licenciatura da UFPR. Na pós-graduação são dois cursos, o mestrado profissional e o mestrado e doutorado acadêmico. A primeira pós-graduação começou a funcionar em 1974. Segundo o professor Carlos Eduardo Vieira, do Departamento de Teoria e Fundamentos da Educação, que coordena os festejos dos 40 anos, a primeira turma de pedagogos, em 1939 tinha apenas nove formandos. Hoje entram por ano mais de 100 estudantes.
Para o professor, um dos desafios nesses 40 anos do setor é a mudança para um lugar maior. “O setor não pode crescer por falta de espaço”. Em 2014 a unidade deve ser transferida para o novo campus da UFPR no Rebouças, sede da antiga Estação Ferroviária. As obras atrasaram e agora a perspectiva de ocupação da nova área ficou para o próximo ano.