logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Solenidade no Teatro da Reitoria vai marcar os 40 anos do Setor de Educação

Edifício D. Pedro I, onde funciona o Setor de Educação. Foto: Rodrigo Juste Duarte

Será na próxima terça-feira (15), dia do professor, a solenidade de comemoração dos 40 anos do Setor de Educação da UFPR. No evento, às 19 horas no Teatro da Reitoria, vai ser lançada uma campanha para reunir documentos e fotografias antigas com a finalidade de imprimir uma publicação com a história do setor. Também serão prestadas diversas homenagens. Dois professores receberão diplomas: a primeira diretora do setor, professora Zélia Miléo Pavão e Ângelo Vizentin. Também será feita uma homenagem póstuma aos professores Eny Caldeira, Pórcia Guimarães e Lauro Esmanhoto.

O Setor de Educação mantém um único curso de graduação, que é Pedagogia, mas ministra aulas em todos os cursos de licenciatura da UFPR. Na pós-graduação são dois cursos, o mestrado profissional e o mestrado e doutorado acadêmico. A primeira pós-graduação começou a funcionar em 1974. Segundo o professor Carlos Eduardo Vieira, do Departamento de Teoria e Fundamentos da Educação, que coordena os festejos dos 40 anos, a primeira turma de pedagogos, em 1939 tinha apenas nove formandos. Hoje entram por ano mais de 100 estudantes.

Para o professor, um dos desafios nesses 40 anos do setor é a mudança para um lugar maior. “O setor não pode crescer por falta de espaço”. Em 2014 a unidade deve ser transferida para o novo campus da UFPR no Rebouças, sede da antiga Estação Ferroviária. As obras atrasaram e agora a perspectiva de ocupação da nova área ficou para o próximo ano.

 

Veja as fotos

Sugestões

Informativo UFPR (Destaques da semana de 07/08 a 11/08/2023) 
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA    🧠🔭 Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para...
Setor Palotina: Posse da nova direção
No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com...
Doutoranda que criou programas para incentivar a adoção de cães é homenageada na Câmara de Curitiba 
Na manhã desta terça-feira (8), Lu Baldan, médica veterinária e doutoranda em Ciências Veterinárias na...
UFPR lamenta falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda Santos
A Universidade Federal do Paraná comunica, com pesar, o falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda...