logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Solenidade marca o encerramento e a posse de turmas da residência integrada multiprofissional do HC/UFPR

Foi realizada na noite dessa quarta-feira, 1º de fevereiro de 2012, a solenidade de encerramento do Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Atenção Hospitalar do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná, turma 2010-2012, e de posse dos novos residentes multiprofissionais, turma 2012-2014. O evento contou com as presenças do vice-reitor da UFPR, Rogério Mulinari; da diretora do Setor de Ciências da Saúde da Universidade, Claudete Reggiani; da diretora geral do HC, Heda Amarante; do diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão do Hospital, Ângelo Tesser; e da coordenadora geral da Comissão dos Programas de Residência Multiprofissional e em Área Profissional da UFPR, Vânia Andrzejevski. Além deles, estiveram presentes cerca de 150 pessoas, entre as demais autoridades, professores, preceptores, membros da Comissão de Residência Multiprofissional, residentes, diretores, chefes, gerentes, coordenadores, servidores e funcionários do Hospital de Clínicas.

Representando a turma 2010-2012, que encerra sua residência, o formando Radamés Boostel falou sobre a concretização de mais uma etapa profissional e sobre as expectativas do que o futuro os reserva. “Só nos resta, então, ir embora, levando apenas o sorriso nos lábios, a esperança nos olhos e a saudade apertando o coração”, concluiu.

A Coordenadora geral da Comissão dos Programas de Residência Multiprofissional e em Área Profissional da UFPR, Vânia Andrzejevski, considera que a Universidade tem vários motivos para celebrar e comemorar o encerramento e a posse dessas duas turmas de residência. “Temos certeza absoluta de que a capacitação que oferecemos a esses profissionais é muito maior do que a que eles teriam lá fora. Estamos formando essa primeira turma e recebendo a terceira em um momento muito importante da instituição, quando comemoramos 50 anos do Hospital de Clínicas e 100 da Universidade Federal do Paraná”, disse.

 Ângelo Tesser, diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão do HC/UFPR, contou um pouco do histórico da residência multiprofissional no Hospital e do desafio que foi lançado pelo MEC, em 2009, para que se planejasse tal modalidade de residência. “Fiquei com receios no início, mas logo que tive um primeiro contato com os envolvidos no projeto dentro do Hospital, tive a certeza de que daria certo. Começamos o planejamento em fevereiro de 2009 e em dezembro do mesmo ano já fizemos a primeira seleção. Àqueles que estão chegando agora, que sejam bem vindos. Vocês já estão convocados a nos ajudar, melhorando continuamente o Programa. Aos que estão saindo, toda a felicidade do mundo. Obrigado por nos terem ajudado nesse início”, agradeceu.

A diretora geral do Hospital de Clínicas da UFPR, Heda Amarante, parabenizou os formandos, desejou boas vindas aos novatos e agradeceu todos os envolvidos com o Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Hospitalar do HC. “Quero agradecer muito a todos vocês, porque essa foi uma experiência extremamente nova e de altíssima responsabilidade. Todos se saíram muito bem”, comentou.

Claudete Reggiani, diretora do Setor de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Paraná, parabenizou os formandos e os professores envolvidos no processo. “É um grande orgulho estar vendo vocês se formando. Desejo que os formandos e os residentes que ingressam hoje sejam muito felizes e excelentes profissionais”, disse ela.

O vice-reitor da UFPR, Rogério Mulinari, comentou sobre o pioneirismo da Universidade em muitas áreas e da satisfação de poder presenciar a formatura da residência multiprofissional. “É uma grata satisfação ver o sucesso de todos. Decisivamente, vocês não fazem mais parte do problema, mas sim da solução. Planejem muito, sonhem bastante, mas façam o mais importante: trabalhem. Mais do que trabalhar, a residência é poder perguntar para quem sabe. Agradeço a todos que confiaram neste novo Programa. Foram ousados. Continuem ousando, mas sempre para o bem. Desejo muita saúde e sucesso a todos”, concluiu Mulinari.

Inicialmente, em 2009, foi autorizada, pelo MEC, a abertura de 20 vagas para a residência multiprofissional do Hospital de Clínicas da UFPR. Já a partir da segunda turma, cujo o processo seletivo ocorreu em 2010, o HC passou a contar com 40 vagas nessa modalidade.

 

Concluíram a Residência Multiprofissional em Atenção Hospitalar do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná os seguintes profissionais por área de concentração:

 

Atenção a Saúde da Mulher:

Assistente Social Afrannia Hemanuelly Castanho Duarte;

Farmacêutica Daiana Lugarini;

Farmacêutica/Bioquímica Giuliana Baldissarelli Locatelli;

Terapeuta ocupacional Lais Abdala Martins.

 

Atenção Cardiovascular:

Enfermeira Ana Lívia da Silva.

 

Atenção a Saúde do Adulto e do Idoso:

Nutricionista Ana Paula de Mello;

Nutricionista Daniela Barbieri Hauschild;

Nutricionista Rúbia Daniela Thieme;

Fisioterapeuta Beatriz Cristina Lara Piassetta;

Terapeuta Ocupacional Laurem Machado Pinto.

 

Oncologia e Hematologia:

Farmacêutico Bruno Salgado Riveros;

Farmacêutico/Bioquímico Fernando Augusto Caporal;

Nutricionista Rafaela Bouvie Grippa.

 

Urgência e Emergência:

Farmacêutica/Bioquímica Juliane Rosa Castoldi;

Psicóloga Maria Geny Ribas Batista;

Enfermeiro Radamés Boostel;

Enfermeira Tatiana Braga de Camargo.

 

Por Thiago Gusso

 

 

 

 

 

 

 

 

Sugestões

Post de Evento
Vai ser publicado um Edital sobre ……
Pré-Vestibular Comunitário da UFPR está com vagas remanescentes abertas
O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná...
Provar 2024: UFPR tem 804 vagas abertas em cursos de graduação, inscrições até 11/08
Esta é a última semana para inscrição de interessados em uma das 804 vagas em cursos de graduação oferecidas...
Mestrado acadêmico em Enfermagem recebe inscrições
O Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná oferece 24 vagas para o curso...