Um espaço para o ensino e para os eventos da comunidade universitária. Nesta terça-feira (22), foi descerrada a placa inaugural do Centro de Eventos do Setor de Educação Profissional e Tecnológica (SEPT) da UFPR, em cerimônia que contou com a presença do prefeito de Curitiba Gustavo Fruet.
O Centro de Eventos possui uma área de 3.880m², com auditório, salas de aula, laboratórios e gabinetes. O local abriga ainda a Feira UFPR: Cursos e Profissões, que este ano recebeu um público de 60 mil pessoas. Segundo o reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho, o espaço vai abrigar eventos acadêmicos, culturais e de confraternização. “É um marco na expansão física da Universidade e consolida a estrutura do SEPT, um setor importante, focado em preparar jovens para o mundo do trabalho”, disse o reitor.
Na solenidade, Gustavo Fruet foi homenageado pelo incentivo dado para a construção do Centro de Eventos, através de emenda parlamentar destinada no período em que era deputado federal. “São inúmeras emendas para a UFPR e para o Hospital de Clínicas, que mostram a sensibilidade do deputado, e agora prefeito, para as causas da educação e da saúde”, destacou Zaki Akel. O vice-reitor Rogério Andrade Mulinari lembrou ainda das emendas destinadas ao setor de Saúde, para a construção do Bloco 2, que abriga os cursos de Terapia Ocupacional e Enfermagem. “Grandes parceiros fazem uma grande universidade. Por isso a importância do reconhecimento dos gestores públicos”, contou Mulinari.
Para Fruet, Curitiba ganha mais um importante espaço de eventos, em região estratégica para a cidade. Sobre as emendas destinadas à UFPR, destacou a postura e capacidade de articulação da Universidade no cenário político nacional. “Mostra que a Universidade não é só de Curitiba, é do Paraná. E o futuro passa pela UFPR. Que a população veja esse espaço como referência de desenvolvimento”, completou o prefeito.
O Setor de Educação Profissional e Tecnológica foi criado em 2009. Na época, lembra o diretor do setor, professor Luiz Antônio Passos Cardoso, “eram apenas 40 professores, quatro salas pequenas, incertezas, inseguranças e a garra de todos da equipe”. Atualmente, são 80 professores, 1.600 alunos nos cursos presenciais e 2.800 nos cursos de educação a distância (EaD). Com o anúncio da indicação de Curitiba como polo da Universidade Aberta do Brasil, a expectativa é que mais 24 mil alunos sejam integrados na EaD. “Se construíssemos salas de aula, seria apenas mais um espaço. Transformar o local em centro de eventos vai atender toda a universidade. E a inauguração corrobora o esforço de todos no setor”, reflete Cardoso.
Professores Guilherme Romanelli (Educação) e Juarez Bergmann Filho (SEPT) apresentam, ao violino, peça de Vivaldi na solenidade - Foto: Rodrigo Juste Duarte
Segundo o pró-reitor de Administração Álvaro Pereira de Souza, a obra é fruto de um trabalho coletivo que contou com a contribuição de mais de 200 pessoas. Os trabalhos começaram na gestão do pró-reitor Paulo Krüeger, que esteve à frente da PRA na gestão 2009-2012, e foram supervisionadas pelos engenheiros Karoline Richter e Marcos Eduardo Moser e pelo diretor da Prefeitura da Cidade Universitária Luiz Carlos da Silva.
Veja mais fotos aqui.
Já está disponível a avaliação de cursos e disciplinas do segundo semestre do ano letivo de 2024. Alunos […]
Pesquisadores do Núcleo de Fixação Biológica de Nitrogênio da UFPR trabalharam décadas para criar inoculante que alavanca produção na agricultura.
A exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade […]
O Centro de Estações Experimentais – Fazenda Canguiri da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu doze novos equipamentos […]