

Nesta segunda-feira (2) começa a 9ª Semana de Ensino Pesquisa e Extensão (Siepe), maior evento acadêmico da Universidade Federal do Paraná (UFPR). O encontro anual oferece a oportunidade para que a comunidade acadêmica apresente resultados de uma diversidade de projetos, com a marca da sinergia entre pesquisa, ensino e extensão. O evento de abertura às 19h terá transmissão ao vivo pela TV UFPR.
Este ano o evento bateu o recorde de trabalhos inscritos, com cerca de 2300 trabalhos. Durante a semana, os estudantes, bolsistas e pesquisadores apresentam para bancas especiais as descobertas e resultados que seus projetos vem apresentando, compartilhando suas experiências. As apresentações são abertas à comunidade (ver programação).


No interior da semana se organizam quatro eventos que abrangem praticamente toda a atividade acadêmica da UFPR. O16º Encontro das Atividades Formativas (ENAF), o 25º Evento de Iniciação Científica (EVINCI), o 10º Evento de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (EINTI) e o 16º Encontro de Extensão e Cultura (ENEC).
A programação completa, horários e locais estão disponíveis no site do evento. Aqueles que querem assistir as apresentações dos trabalhos podem acessar o documento com o ensalamento e o título dos trabalhos, ou procurar pelos projetos divididos por evento nos links a seguir: Evinci, Einti , Enec, Enaf. Todas as áreas de conhecimento foram contempladas.
Tempos de crise


Os organizadores deste ano escolheram o tema “Universidade em tempos de crise” para orientar os debates mais amplos. Além do simpósio de abertura, com a presença da professora Elisa Souza Orth e Guilherme Gontijo Flores e apresentação do Grupo de Choro da UFPR, coordenado pelo professor Edwin Pitre-Vàsquez. O evento encerra em Curitiba com a palestra de Ildeu Moreira, da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.
Estão programadas seis mesas redondas que discutem aspectos relacionados à atual crise política e social por que passa o país e afeta a produção acadêmica e as políticas educacionais e culturais.


Na terça-feira, serão discutidos ‘Os Desafios da internacionalização na Produção Científica’, com os professores Luiz Maximiliano Santin Gardenal e Clóvis Ultramari, ‘Drogas e Políticas Públicas: Antiproibicionistas X Guerra às Drogas’ com os professores Décio Franco David e Altieres Edemar Frei e ‘Quem tem medo da Educação a Distância?’ com os professores Frederico Vieira Passos e Graciela Bolzón de Muniz.
Na quarta-feira os temas são ‘O Suicídio como Laço Social’, com as professoras Débora Patrícia Nemer Pinheiro e Sabrina Stefanello, ‘A crise da educação no Brasil não é uma crise, é um projeto: 20 anos sem Darcy Ribeiro’ com os professores Yvelise Freitas de Souza Arco-Verde e Carlos Roberto Vianna e ‘Ciência, Tecnologia e Ambiente’ com os professores Ricadro Galvão e Ciro Alberto Ribeiro.