Siepe apresenta “Conversas com o Pibid” hoje, quinta-feira (10)

08 outubro, 2013
18:46
Por
0
Ensino e Educação

Conversas com o Pibid de 2012 reuniu Luis Carlos Menezes e Tânia Braga - Foto: Arquivo Pibid

Com o objetivo de trazer para a comunidade universitária discussões de interesse dos cursos de licenciatura da instituição, será realizada a segunda edição do “Conversas com o Pibid”, hoje, quinta-feira (10), às 14 horas, no auditório do Setor de Ciências Sociais Aplicadas.

O evento faz parte da programação do Encontro de Atividades Formativas (Enaf) durante a 5ª Semana Integrada de Ensino, Pequisa e Extensão (Siepe). O encontro deste ano contará com a participação dos professores Sandra Garcia e Ricardo Henriques.

Sandra Garcia é pedagoga e Coordenadora Geral de Ensino Médio da Diretoria de Currículos e Educação Integral do Ministério da Educação. Atualmente coordena o detalhamento das novas diretrizes da educação básica, cujo alcance pode exigir revisões na matriz curricular adotada no ensino médio das escolas brasileiras.

Ricardo Henriques é economista e superintendente do Instituto Unibanco. Esse instituto é uma das instituições responsáveis pelo investimento social privado do conglomerado Itaú Unibanco, cujo foco de atuação é contribuir com a melhoria da qualidade da educação pública brasileira, com ações voltadas sobretudo ao ensino médio.

O “Conversas com o Pibid” pretende mobilizar um público amplo de estudantes, professores, servidores e dirigentes das universidades e das escolas em torno do tema da licenciatura. Na primeira edição, em 2012, os professores convidados foram Luis Carlos Menezes (USP) e Tânia Braga (UFPR). O vídeo do encontro está disponível no Youtube.

Pibid
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) é mantido pela Diretoria de Formação de Professores da Educação Básica da Capes, para promover a valorização da carreira docente e a melhoria da qualidade da educação pública. Em suas ações, o Pibid busca contribuir para a formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, inserindo-os no cotidiano das escolas públicas ─ e  assim, são transformadas em novos espaços formativos ─ e em práticas que integrem a educação superior e a educação básica.

Sugestões

14 agosto, 2023

Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar o ambiente químico em torno […]

10 agosto, 2023

No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com […]

09 agosto, 2023

O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está com inscrições […]

07 agosto, 2023

A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições Federais […]