logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Setor Palotina promove I Encontro Temático da Política da Mulher

A cidade de Palotina sedia, na próxima terça-feira (29), o I Encontro Temático da Política da Mulher. O encontro é uma iniciativa do Grupo de Apoio à Mulher de Palotina, da UFPR Setor Palotina, da Promotoria de Justiça e do município.

Palestras e debates sobre a violência de gênero contra a mulher, além do ato de posse do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, serão atrações do evento.

O objetivo é expor a problemática da violência de gênero, explicando o que é e como identificá-la, e dar visibilidade a essa questão no município como um todo.  A UFPR fará parte do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher com uma cadeira cativa. Nesse momento, representam a instituição a professora e vice-diretora do Setor, Yara Moretto; a servidora técnica-administrativa em educação e chefe de gabinete da direção, Claudia Zschornack e, representando os alunos por meio do Diretório Central dos Estudantes (DCE) está a estudante  Ana Carolina.

Logo após a abertura do evento, que acontece no Centro de Convivência da Família, haverá a palestra “Da violência doméstica ao empoderamento feminino – os caminhos da mudança para as mulheres”, ministrada pela professora e Superintendente de Comunicação da Universidade Federal do Paraná, Luciana Panke.

Luciana pretende abordar a situação da violência de gênero esclarecendo sobre as diversas escalas que ela possui. “Desde questões psicológicas, econômicas, até adjetivações são consideradas violência. São circunstâncias que acontecem em diversas socializações e a intenção é explicitar para que as mulheres possam identificá-las”.

A professora também vai comentar sobre as maneiras de defesa das mulheres por meio do empoderamento feminino. “As mulheres precisam ter conscientização do autovalor, precisam saber se valorizar e se capacitar. Nós sempre seremos cobradas, em termos de capacitação, muito mais do que os homens. Essas condições são formas de violência de gênero que as pessoas nem sempre percebem”, relata.

Em seguida, será a vez da promotora de justiça Mariana Seifert Bazzo falar sobre “Gênero, violência contra a mulher e políticas públicas específicas no estado do Paraná”. O encontro prossegue com debates.

I Encontro Temático da Política da Mulher

Data: 29 de agosto

Horário: A partir das 13h

Local: Centro de Convivência da Família

Endereço: Rua XV de Novembro – Centro, Palotina – PR

Sugestões

Informativo UFPR (Destaques da semana de 07/08 a 11/08/2023) 
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA    🧠🔭 Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para...
Setor Palotina: Posse da nova direção
No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com...
Doutoranda que criou programas para incentivar a adoção de cães é homenageada na Câmara de Curitiba 
Na manhã desta terça-feira (8), Lu Baldan, médica veterinária e doutoranda em Ciências Veterinárias na...
UFPR lamenta falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda Santos
A Universidade Federal do Paraná comunica, com pesar, o falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda...