Setor Litoral oferta 40 vagas em Licenciatura em Educação do Campo

31 agosto, 2017
10:36
Por
0
Ensino e Educação

Pelo quarto ano consecutivo, o Setor Litoral oferta o curso de Licenciatura em Educação do Campo, que destina-se à formação de docentes para atuar em escolas fora dos centros urbanos. O curso integra o programa Pronacampo, do Ministério da Educação, que visa a melhoria do ensino nas redes existentes, bem como, a formação dos professores, produção de material didático específico, acesso e recuperação da infraestrutura e qualidade da educação no campo em todas as etapas e modalidades.

A licenciatura, com ênfase em ciências da natureza, tem como público principal educadores do campo que não possuem graduação. É destinado também a agricultores familiares, assentados, acampados, pescadores, ribeirinhas, ilhéus, quilombolas, indígenas e povos da floresta.

No Processo Seletivo 2017/2018 são oferecidas 40 vagas na modalidade presencial em regime de alternância e itinerância. O concurso para esse curso segue o mesmo cronograma do vestibular geral da UFPR, mas tem provas diferenciadas para atender aos critérios estabelecidos pelo Pronacampo, em consonância com as diretrizes operacionais da Educação do Campo.

Foto: Marcos Solivan

Os estudantes que ingressam na licenciatura cursam parte do conteúdo na universidade, que corresponde ao período em que o estudante permanece em aula, em contato direto com o saber sistematizado, planejando e recebendo orientações dos docentes; e outra parte nas comunidades, períodos em que desenvolvem pesquisas, projetos, entre outras atividades, em sua comunidade com o auxílio do planejamento e acompanhamento pedagógico dos docentes.

Segundo o coordenador do curso, professor Lourival de Moraes Fidelis, a licenciatura tem boa procura e a cada ano está mais consolidada. “A maior parte dos nossos estudantes vive nas regiões rurais dos municípios do litoral e do Vale do Ribeira. Também temos procura de pessoas da região centro-sul do estado do Paraná. Em 2018 formaremos as duas primeiras turmas”, afirma Fidelis.

As inscrições para o Processo Seletivo serão realizadas até às 23h do dia 14 de setembro. A entrega da documentação comprobatória deve ser feita até o dia 15 do mesmo mês. As provas serão realizadas dia 29 de outubro (discursiva) e 26 de novembro (oral).

Acesse o edital e tenha mais informações no site do Núcleo de Concursos: http://portal.nc.ufpr.br/PortalNC/Concurso?concurso=LECAMPO2018

Por Secom UFPR Litoral

Sugestões

14 agosto, 2023

Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar o ambiente químico em torno […]

10 agosto, 2023

No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com […]

09 agosto, 2023

O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está com inscrições […]

07 agosto, 2023

A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições Federais […]