O Laboratório Móvel de Educação Científica do Setor Litoral, em parceria com o Centro de Estudos do Mar (CEM), realiza de 21 a 25 de novembro o 1º Encontro Franco-Brasileiro de Imagens Submarinas, em Matinhos.
A coordenadora do evento é a bibliotecária da UFPR Sonia Mara Saldanha Bach. Ela fez mestrado na França e conheceu a mostra na cidade de Marseille. No retorno dos estudos organizou o Encontro na universidade.
Esta é a versão brasileira da mostra que ocorre na França desde 1974, e tem como objetivo promover a reflexão sobre o frágil e complexo ambiente marinho, por meio de imagens de autoria de mergulhadores profissionais, em parceria com a comunidade científica, disseminando aspectos da fauna, da flora e da vida subaquática.
O idealizador Pierre Passot, é um dos pioneiros na divulgação da vida submarina, e estará em Matinhos. Passot é mergulhador profissional, escafandrista e instrutor de mergulho. Trabalhou com projetos científicos no meio subaquático e vivenciou experiências sobre o comportamento do homem no mar. Náufrago voluntário no primeiro projeto Argos 1978 atravessando o oceano Atlântico em um barco salva-vidas, fez parte do projeto Néreide e trabalhou no Projeto do arquiteto de casas submarinas Jacques Rougerie.
A convite de Passot, participa também o ex-membro da Calypso11, Dominique Serafini, desenhista de uma série de revistas que contam as aventuras do explorador Jacques Cousteau por 20 anos. O evento integra as comemorações dos 100 anos da UFPR e as atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
Programação e mais informações: http://encontrodeimagenssubmarinas.blogspot.com.br
Amanda Pofahl, sob orientação de Ana Paula Moraes
Já está disponível a avaliação de cursos e disciplinas do segundo semestre do ano letivo de 2024. Alunos […]
Pesquisadores do Núcleo de Fixação Biológica de Nitrogênio da UFPR trabalharam décadas para criar inoculante que alavanca produção na agricultura.
A exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade […]
O Centro de Estações Experimentais – Fazenda Canguiri da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu doze novos equipamentos […]