Setor de Ciências da Saúde divulga edital para Curso de Especialização em Segmento Superior e Glaucoma

07 março, 2018
11:32
Por
0
Ensino e Educação

Estão abertas as inscrições para o Curso de Especialização em Segmento Superior e Glaucoma, do Departamento de Oftalmo-Otorrinolaringologia da UFPR. As inscrições vão do dia 05 até 16 de março e devem ser feitas somente através do link. Não há taxa para inscrição.

São oferecidas duas vagas, sem remuneração, com duração de um ano. No final do curso, o aluno ainda deve apresentar uma monografia para a obtenção do título de especialista. Podem participar médicos especialistas com interesse em oftalmologia, que desejam e aprofundar em temas de segmento superior e glaucoma. As aulas começam no dia 02 de abril e terminam em 31 de março de 2019.

Para se inscrever, é preciso submeter uma cópia do certificado de conclusão de curso de medicina em uma instituição devidamente credenciada pelo Ministério da Educação (MEC), certificado de conclusão de residência médica ou especialização em oftalmologia, também credenciados pelo MEC ou pela Confederação Brasileira de Oftalmologia (CBO), uma foto quadrada 3×4, datada e cópias do CPF ou RG.

O candidato que irá concluir a residência e a especialização até o mês de maio de 2018, pode se candidatar, caso apresente uma declaração da instituição dizendo que irá finalizar o curso ou a residência até a data. Aqueles que se graduaram em uma universidade estrangeira precisam revalidar o diploma em alguma instituição brasileira, conforme pede o Conselho Federal de Medicina.

Processo seletivo

O processo seletivo é composto por duas fases. A primeira fase do processo seletivo é composto por uma prova teórica escrita com peso 75 e duração de 60 minutos.. Serão cobrados conhecimentos específicos sobre oftalmologia, com ênfase em córnea, catarata, cirurgia refrativa, ceratocone e glaucoma.

A segunda fase será uma entrevista com o candidato, logo após o término da primeira fase, com peso 25. Na hora da entrevista que o candidato deverá apresentar os documentos originais do RG, CPF,diploma em medicina ou declaração de término de residência ou especialização.

Resultado e matrícula

 O resultado do processo seletivo será divulgado logo após a entrevista, no dia 22 de março. Serão aprovados os dois candidatos que apresentarem melhor desempenho a partir da média das notas.

Os aprovados deverão realizar a matrícula no dia 23 de março, das 08h às 12h, no Departamento de Oftalmo-Otorrino, no Hospital das Clínicas (HC) portando a cópia simples do CPF, RG, comprovante de endereço e do CRM Paraná.

Em caso de desistência, serão convocados suplentes para preencher a vaga em ordem de classificação. A convocação será por meio de telefonema, e-mail ou telegrama. O candidato chamado como suplente tem o prazo de 24 horas, contadas a partir do telefonema, para realizar a matrícula.

Durante a prova

Durante a realização da prova não será permitido o uso de objetos que cobrem o rosto, como bonés, gorros e chapéus. Também não será permitido que o candidato se alimente dentro da sala de aula. Aqueles que precisarem se alimentar por motivos médicos deverão solicitar ao aplicador da prova.

Os aparelhos eletrônicos, como celular, calculadora, notebooks, deverão permanecer desligados e guardados em um local indicado pelo aplicador antes da prova. Os equipamentos deverão permanecer desligados até a saída do candidato da sala.  Aquele que descumprir com as regras será eliminado da seleção.

Provas

Primeira fase

 Data: 22/03/2018 às 18hrs

Local: Centro da Visão – Rua Pasteur, 28, Batel, Curitiba (PR)

Programa: Córnea, catarata, cirurgia refrativa, ceratocone e glaucoma

Peso: 75

Segunda fase

Data: 22 de março, logo após a prova teórica

Local: Centro da Visão – Rua Pasteur, 28, Batel, Curitiba (PR)

Matrículas

 Datas: 23 de março de 2018

Horário: das 08h às 12h

Local: Departamento de Oftalmo-Otorrino, quinto andar do anexo B no Hospital de Clínicas. Rua General Carneiro 180.

 

 

 

Sugestões

14 agosto, 2023

Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar o ambiente químico em torno […]

10 agosto, 2023

No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com […]

09 agosto, 2023

O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está com inscrições […]

07 agosto, 2023

A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições Federais […]