logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Setor de Biológicas debate novo marco legal da ciência, tecnologia e inovação

FOTO: Agência UnB

O Setor de Ciências Biológicas da UFPR promove, nesta terça-feira (29), a partir das 9h, um debate sobre as mudanças advindas após a adoção da Lei 13243/16, conhecida como o novo marco legal da ciência, tecnologia e inovação. O evento é aberto, gratuito à comunidade e ocorrerá no Auditório do Setor de Tecnologia, no Centro Politécnico.

O objetivo do encontro é buscar um melhor entendimento frente aos novos desafios e oportunidades que estão sendo colocados para os pesquisadores. “Essa legislação altera de maneira significativa as relações entre a Universidade, a inovação, a pesquisa científica e o desenvolvimento tecnológico”, explica o professor Fernando Marinho Mezzadri, vice-diretor do Setor de Ciências Biológicas.

A intenção do marco é desburocratizar o uso de recursos financeiros para pesquisa e a relação empresa/centro de pesquisa. Assim, de acordo com a organização do debate, é preciso que a comunidade científica da UFPR possa entender o que a nova lei muda no dia-a-dia, a curto, médio e longo prazo; o que já poderá ser aplicado de imediato e o que necessitará de regulamentação interna ou federal.

A iniciativa contará com a presença da presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), professora Helena Nader, que ministrará a palestra “A SBPC e a Conquista do Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação”. A seguir, serão discutidos os temas mais importantes a respeito do assunto no âmbito da UFPR, com a participação de representantes das pró-reitorias de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) e de Planejamento, Administração e Finanças (Proplan), além da Fundação da Universidade Federal do Paraná (Funpar), da Agência de Inovação Tecnológica (Agitec) e da Procuradoria Federal Especializada da UFPR.

Sugestões

Progepe lança atividade de saúde e longevidade para aposentados
Aposentadoria nunca foi sinônimo de inatividade. Pensando na qualidade de vida dos servidores aposentados,...
Ciência UFPR: Molécula-ímã tem potencial para revelar a bioquímica por trás de doenças
Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar...
“A SBPC é a marca de que o Brasil acredita e produz ciência da mais alta qualidade”, diz ministra do MCTI
Entre 23 e 29 de julho, aconteceu na Universidade Federal do Paraná (UFPR) a 75ª Reunião Anual da Sociedade...
Série sobre a ciência produzida nas Universidades brasileiras estreia na TV Brasil
A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições...