

O Setor de Artes, Comunicação e Design (Sacod) da UFPR empossou hoje as novas diretora e vice do setor: Regiane Regina Ribeiro e Stephanie Dahn Batista, respectivamente, que foram eleitas com 70,14% do total de votos, vencendo em todas as categorias – estudantes, técnico-administrativos e servidores – e cursos que integram o Sacod.
O Reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca destacou a importância do momento para continuidade do Sacod, oriundo do Setor de Ciências Humanas e o mais novo setor da Universidade, que teve a primeira direção eleita para o mandato 2014 – 2017, com Dalton Razera e Luiz Paulo Maia.
“A gestão começa bem também. Começa aumentando a participação feminina dentro dos cargos de gestão da nossa Universidade, somando-se a um movimento importante que vem ocorrendo dentro da UFPR”.
A professora Regiane iniciou seu primeiro discurso como diretora empossada falando da riqueza do Sacod, que abrange cursos de Artes, Comunicação e Design. A diretora destacou dois pontos em sua fala, que justificam o que lhe motivou a concorrer ao cargo de gestão: a relação entre o estado democrático de direito e a emancipação feminina, e a importância da comunicação, das artes e do design para uma nova ordem social.
“O direito dos homens foi um dos grandes lemas da Revolução Francesa, mas sempre se questionou se nele estavam também incluso o direito das mulheres. Homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações. Somos no Brasil, hoje, 56% da força de trabalho. Na UFPR somos 54%. No Sacod somos 45. Representamos hoje, quantitativamente, mais de 50% da produção científica nacional e temos a mesma representatividade no impacto dos artigos científicos publicados”.
Regiane lembrou ainda que mesmo nesse cenário promissor, ainda há obstáculos a serem superados, como na equiparação salarial, na ocupação de cargos de chefia e direção, e no assédio moral, sexual e violências simbólicas. A professora lembrou ainda da importância e da necessidade da valorização das graduações que formam o Sacod.
“Comunicação, Artes e Design são linguagens e como tal são partes fundamentais da democracia. Elas refletem e são refletidas nesse contexto. A forte ênfase e todo o potencial político desses campos convergem para um mesmo objetivo: a denúncia da realidade estabelecida, o rompimento do domínio opressivo e da doutrinação. São campos estratégicos para a sociedade”.
A vice-diretora, professora Stephanie concluiu a cerimônia lembrando que há muitos desafios pela frente, mas que a pluralidade e a democracia permearão uma gestão voltada a fortalecer o Setor. “Nosso setor se consolidou como instância democrática na gestão anterior . Agora precisamos criar, dentro das nossas especificidades, uma cultura ‘sacodiana’. Muitos desafios nos aguardam”.
Estiveram presentes no ato de posse ainda os Pró-reitores Marco Cavalieri, Maria Rita de Assis César, Leandro Gorsdorf, Francisco de Assis Mendonça; a Coordenadora de Políticas de Ensino na graduação, Maria Tereza Soares, representando o Pró-reitor de graduação Eduardo Barra; a Superintendente de Comunicação e Marketing, Luciana Panke; o Diretor da Agência Internacional, André Duarte; e os diretores e vice de setor Pedro Faggion, Marcos Sunyé, Alexandre Trovon, Lígia Negri, Rodrigo Tavares, Marcos Wagner da Fonseca, Fernando Motta Correia, Horácio Tertuliano Filho e Vera Karam.