logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Sessenta alunos da turma 2013/2014 participam do encerramento do “Universidade Aberta da Maturidade”

O reitor Zaki Akel Sobrinho e os sessenta integrantes de turma 2013/2014. Foto: Rodrigo Juste Duarte/ACS da UFPR

A UFPR (Universidade Federal do Paraná) comemora mais uma conquista no campo da extensão. Sessenta alunos participaram hoje, no Auditório Ulysses de Campos, da cerimônia  de encerramento do projeto Universidade Aberta da Maturidade no período 2013-2014. Destinado a pessoas com mais de 55 anos de idade, o projeto objetiva valorizar o idoso e contribuir tanto para a promoção da qualidade de vida, quanto para o seu desenvolvimento sócio-cultural.

As duas turmas do período 2013-2014 que participaram do encerramento foram elogiadas pelo reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho. “O projeto é inovador. Tenho visto, sempre, muita alegria entre as pessoas que participam dele. A Universidade Aberta da Maturidade ajuda, muitas vezes, a acabar com a tristeza das pessoas, tirá-las do isolamento e melhorar seu convívio social”, comentou o reitor, que abriu a cerimônia.

Vivenciando a UFPR

A coordenadora do projeto, professora Maria Emilia Von der Heyde, lembrou que o projeto –  iniciado com uma turma do período 2012-2013 – incorporou várias novidades neste ano. Uma das principais atividades desenvolvidas pelos participantes foi uma visita guiada à cidade histórica da Lapa. A Universidade da Maturidade também oferece conteúdos sobre assuntos como direitos e saúde dos idosos, inclusão digital, arte e cultura, atividades culturais. “No projeto, o idoso tem a oportunidade de vivenciar a UFPR”, comentou Maria Emilia.

O projeto recebeu elogios de uma das participantes, a bióloga aposentada Vera Lúcia Bertol. “Todas as aulas e palestras que tivemos foram importantes, sobretudo na área da saúde. Eu melhorei meus conhecimentos. O projeto ajuda a nos manter ativos e nunca cai na mesmice”, disse. Além de Zaki Akel Sobrinho e Maria Emília, participaram da cerimônia o vice-reitor da UFPR, Rogério Mulinari, a vice-coordenadora do projeto, Adélia Junglos Alves; e os pró-reitores Maria Amélia Sabbag Zainko (Graduação),  Deise Picanço (Extensão e Cultura) e Rita de Cássia Lopes (Assuntos Estudantis).

Sugestões

Capitães da areia é a obra do mês de agosto do Clube do Livro
A segunda temporada do Clube do Livro, promovida pelo Sistema de Bibliotecas (SiBi) da Universidade...
Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para alunos da UFPR
O projeto de extensão “Ciência para Todos” está com inscrições abertas para o processo seletivo e trainee....
Projeto da UFPR oferece treinamento gratuito de futebol para meninas
Com o objetivo de trabalhar o desenvolvimento integral de meninas entre 10 e 14 anos através da prática...
Inscrições para cursos extensivos do Celin para novos alunos iniciam em 7 de agosto
As inscrições para os cursos extensivos ofertados pelo Centro de Línguas e Interculturalidade (Celin)...