

“A UFPR sempre representou minha vida. Um dia a gente tem que sair, mas a vontade é de ficar eternamente”. É assim que Rosane Penteado descreveu o carinho que permanece pelo antigo local de trabalho. A servidora atuou durante 40 anos no almoxarifado central da Universidade Federal do Paraná e estava entre os 80 aposentados homenageados hoje pela instituição. “Cada pessoa tem um papel importante, desde o zelador até o reitor. Considero essa homenagem gratificante para todos”, avaliou.
O evento integra a programação da Semana do Servidor que segue até sexta-feira (27).
Os servidores aposentados receberam a homenagem das mãos do reitor Ricardo Marcelo Fonseca, da vice-reitora Graciela Bolzón Muniz e do pró-reitor de Gestão de Pessoas Douglas Ortiz Hamermuller. Entre os homenageados estava o ex-reitor da UFPR Zaki Akel Sobrinho.


O reitor Ricardo Marcelo ressaltou os anos de serviço prestados com muita dedicação pelos servidores. “As contribuições foram diferentes, em diversas unidades, mas há uma contribuição efetiva de cada um de vocês. A Universidade Federal do Paraná deve a vocês. Fazer parte da família da universidade não se desfaz com o ato formal da aposentadoria”.
O pró-reitor de Gestão de Pessoas destacou que houve um grande número de aposentadorias recentes. “Em função disso, a instituição já pensa em novas políticas de integração para os aposentados. Queremos que vocês continuem com o sentimento de pertencimento. Vocês são a UFPR”, afirmou.
A ex-docente do departamento de Comunicação, Rosa Maria Dalla Costa, está aposentada há seis meses. Ela considera que a participação no evento ajuda a integrar os servidores inativos. “Estou honrada com a homenagem. É importante continuar se sentindo parte da UFPR, me sinto integrada”, disse a professora que trabalhou por 19 anos na instituição.
“Essa é a casa de vocês com as portas sempre abertas, como registro de um agradecimento perene da nossa instituição a vocês, por terem feito a nossa universidade grandiosa como ela é hoje. Parabéns e obrigado!”, finalizou o reitor.
Histórias de vida
Com muita dedicação, Valdemar F. dos Santos passou 40 anos como servidor do setor de anatomia patológica do Hospital de Clínicas. O aposentado deixou o cargo no final de 2016 e aproveitou a homenagem para rever os amigos. “O pessoal está reunido depois de tantos anos de batalha. A gente vê que não se esqueceram da gente”, contou.
Já a servidora Verônica Wagner está aposentada há apenas dois meses e ficou contente com o convite para a homenagem. “Achei que eu me aposentaria e não teria mais nada. Gostei muito da homenagem, assim a gente se sente parte da UFPR”, afirmou.
Durante 4 décadas inteiras e 10 dias, como faz questão de enfatizar, a técnica Sueli Silva trabalhou em diferentes setores e dedicou boa parte da vida à universidade. “Aprendi bastante, foi uma vivência muito boa. Aqui fiz amigos e cresci”, lembrou. “Estou aposentada há dois anos e ser homenageada é sinal de que o nosso trabalho valeu”.


Um dos depoimentos mais emocionados foi o da aposentada Maria Antônia de Quadros. “Ao trabalhar 20 anos no mesmo local, com diversas situações, você adquire um grande conhecimento, se envolve e gosta muito. Quando chega a hora de sair, você sente, mas temos que dar lugar para os próximos. Afinal, tem muita gente nova para chegar aqui e aprender a admirar e trabalhar pela grandiosidade dessa casa”, concluiu.
Já Gelson Tesser foi docente do departamento de Teoria e Fundamentos da Educação por mais de 20 anos. A aposentadoria chegou no final do mês de abril. “Mesmo estando aposentados, estamos ligados à instituição. Parabenizo a promoção da Semana por considerarem a nossa contribuição para que a UFPR fosse uma das melhores instituições do país”, comemorou o professor.
Confira aqui a programação completa da Semana do Servidor.
Veja mais fotos da cerimônia.