Ser ou não ser: Lídia Weber fala da necessidade do autoconhecimento para uma boa escolha profissional
A escolha da profissão é um processo muitas vezes difícil para os vestibulandos. Alguns têm muitas dúvidas não sabendo qual curso escolher, por gostar de muitos. Outros não têm a mínima idéia de qual carreira poderiam seguir. Outros sequer pensavam em cursar uma formação superior, como um futuro vestibulando comentou: “Sempre pensei em ser bombeiro”, mas quando visitou a sala do Curso de Física na UFPR: Cursos e Profissões, sentiu-se absolutamente envolvido, apaixonou-se pelo curso, a ponto do seu coração disparar.
Já Larissa Casagrande, de 16 anos, chegou com três opções de escolha (zootecnia, biologia e jornalismo), vai assistir palestras e visitar novamente os estandes, colher informações com os instrutores para se definir melhor. Acredita que a Feira vai ajudar na escolha. E Camila Rodrigues, de 17 anos, está em dúvida entre Ciências Contábeis e Ciências Sociais. Está definindo com base na informação das disciplinas a serem cursadas, pois acha que são conteúdos com que se identifica.
E foi para complementar esse tema tão importante no momento de escolher a carreira que a organização da UFPR: Cursos e Profissões convidou a psicóloga Lídia Weber para dar palestra sobre a importância do autoconhecimento na escolha da profissão. De forma didática, a psicóloga falou de temas como baixa estima e stress para uma platéia efetivamente interessada em decidir qual a profissão seguir, para obter satisfação emocional e financeira.
Através da utilização de imagens bem-humoradas, Lídia fala da importância de ter auto-estima; de acreditar em si para fazer aquilo que realmente quer. Para isso, é necessário manter a cabeça aberta a novidades, cercar-se de pessoas que constroem algo de bom. Porém, o excesso de otimismo também atrapalha. Para Lídia, esse otimismo tem de ter base na realidade. “É preciso combater a baixa estima bem como o stress identificando o agente estressor, enterrar o “eu não consigo” e
eliminar pensamentos obsessivos.
Foto(s) relacionada(s):
Fonte: Rute Marques
Já está disponível a avaliação de cursos e disciplinas do segundo semestre do ano letivo de 2024. Alunos […]
Pesquisadores do Núcleo de Fixação Biológica de Nitrogênio da UFPR trabalharam décadas para criar inoculante que alavanca produção na agricultura.
A exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade […]
O Centro de Estações Experimentais – Fazenda Canguiri da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu doze novos equipamentos […]