logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

SEPT disponibiliza tutoriais para ajudar professores a gravar e editar aulas

O projeto de extensão Construindo Saberes com o Uso das Tecnologias em parceria com o Núcleo em Tecnologia Educacional (NTE) do Setor de Educação Profissional e Tecnológica (SEPT) disponibiliza tutoriais para professores sobre o uso de recursos digitais para atividades de ensino, pesquisa e extensão. Os vídeos publicados na página do NTE ensinam a gravar aulas com o celular, a gravar voz em arquivos de powerpoint, a editar vídeos com aplicativos gratuitos, a disponibilizar o vídeo no Youtube, como criar atividades no UFPR Virtual e sobre o recurso H5P, de vídeos interativos.

Apontando a câmera para o QR Code acima é possível acessar a página com os tutoriais.

O projeto de extensão surgiu para oferecer apoio aos professores da rede estadual de ensino acerca do uso das tecnologias. A professora Andreia de Jesus, coordenadora do projeto, explica que durante a pandemia, os integrantes perceberam que os docentes estavam com muitas dificuldades na utilização das tecnologias para preparar e disponibilizar as aulas remotas. Uma pesquisa foi realizada também entre os professores da UFPR para levantar as necessidades e depois as gravações foram realizadas. “Os tutoriais foram todos feitos em vídeo de uma forma bastante didática de modo que quem não tenha conhecimento do conteúdo ao assistir o vídeo tenha um passo a passo básico para poder fazer a atividade para a qual aquele tutorial foi desenvolvido”, esclarece a professora Silvana Maria Carbonera, do SEPT.

Alunos de extensão – orientados pelos professores – trabalharam no levantamento das necessidades dos professores, na identificação das ferramentas, desenvolveram os roteiros e realizaram edição dos materiais. Estudantes dos cursos de Tecnologia em Comunicação Institucional, de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (TADS) e Técnico em Petróleo e Gás participaram da atividade. Eduardo Zen Motter, aluno de TADS foi um dos participantes. Para ele, o projeto foi uma oportunidade de ter novas vivências, além das disciplinas obrigatórias e também abriu portas para novos trabalhos.

Ações da CIPEAD

A Coordenação de Integração de Políticas de Educação a Distância (CIPEAD) também desenvolveu ações para ajudar os docentes durante o Ensino Remoto Emergencial (ERE). Somente até agosto, por exemplo, 1128 professores participaram de oficinas on-line de formação. Os cursos foram gravados e disponibilizados no Youtube para aqueles que não conseguiram participar.

Introdução ao ambiente virtual de aprendizagem UFPR VIRTUAL

Uso do UFPR Virtual – nível intermediário

Outras oficinas para docentes

Acesso a suporte pedagógico de uso das tecnologias

Outras ações

Nessa página foram concentrados outros tutoriais da UFPR. A Superintendência de Comunicação e Marketing (Sucom) também criou vídeos para auxiliar a comunidade acadêmica com o trabalho remoto.

pt_BRPortuguese