Seminário nesta quinta-feira (23/11) discute extensão e economia solidária

22 novembro, 2017
17:28
Por
0
Extensão e Cultura

Acontece nesta quinta-feira (23), no auditório do Setor de Ciências Agrárias, o Seminário da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP). O tema deste ano é “Perspectiva para a economia solidária em um cenário de crise”.

Segundo o coordenador do programa, Sandro Miguel Mendes, o objetivo do evento é estreitar laços com outras iniciativas que estão presentes na UFPR, especialmente projetos e programas de extensão, além de abrir portas para novas parcerias.

Pela manhã haverá uma mesa para discutir os desafios que o atual contexto de crise no país impõe para a economia solidária, com as presenças confirmadas de Denys Dosza, técnico ex-coordenador da incubadora e uma das referências do assunto no Paraná, e do professor da UFPR José Herique de Faria.

À tarde haverá uma discussão sobre metodologias extensionistas e de associativismo e cooperativismo. Representantes das incubadores da Univesidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) – Trilhas – juntam-se à equipe da incubadora para trocar experiências e planejar ações unificadas.

A incubadora

A ITCP surgiu em 1999 a partir de um contato de alguns professores com a incubadora da UFRJ e desde então passou a oferecer tanto à implementação e estruturação de associações e cooperativas populares.

Além do suporte oferecido para as instituições, a ITCP mantém atividades acadêmicas para além da extensão, relacionadas às suas iniciativas. Segundo Dosza, sem a participação dos estudantes e sem pesquisas as atividades não teriam sentido. “Nós não queremos substituir a Emater, que tem uma equipe completa e muita experiência no campo do extensionismo rural. Nós somos universidade e temos de contemplar o ensino e a pesquisa, além da extensão” explica o ex-coordenador.

Com o passar do tempo, a incubadora se tornou referência em seus campos de atuação, tendo sido convidada a prestar consultoria para órgãos governamentais e para a formação de outras incubadoras. Atualmente o principal projeto neste sentido é a atualização do Plano de Desenvolvimento do Vale do Ribeira. O plano é iniciativa de um fórum de sete municípios da região que buscam estratégias comuns de desenvolvimento.

A presença da ITCP na região iniciou em 2008 quando a partir do contato com produtores de Tunas do Paraná, por meio do Projeto Rondon, ajudou a formar a APROTUNAS – Associação de Produtores Rurais. A associação tornou-se referência e levou a ITCP a ter visibilidade no local. Hoje , além da parceria com o fórum, a ITCP mantém atividades em municípios do vale como Bocaiúva do Sul e Cerro Azul.

No litoral do Paraná a entidade também atua na promoção da economia solidária e outras ações de apoio do projeto “Mais Cultura UFPR” desenvolvido pela Pró-reitora de Extensão e Cultura (PROEC) em parceria com o Governo Federal. A iniciativa pretende fazer um mapeamento e ajudar na promoção do resgate cultural da região.

A incubadora mantém ações em comunidades da parte continental de Guaraqueçaba e na Ilha de Superagüi. Segundo Mendes, “o projeto executa ações de resgate cultural, georreferenciamento de pontos culturais importantes além trabalhar com as comunidades tradicionais da região. O objetivo é produzir materiais como vídeos, fotografias e exposições que aborde a cultura caiçara no litoral do Paraná”.

Para mais informações sobre o seminário, clique aqui.

 

 

Sugestões

14 agosto, 2023

Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar o ambiente químico em torno […]

10 agosto, 2023

No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com […]

09 agosto, 2023

O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está com inscrições […]

07 agosto, 2023

A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições Federais […]