

Começou ontem (16) o Seminário “Metrópole, Conflitos e Território”, no Salão Nobre da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná, no Prédio Histórico da Praça Santos Andrade. O evento integra o projeto de extensão universitária “Cidade em Debate: Questões Metropolitanas”. A mesa de abertura contou com vários pesquisadores da área, dentre elas a professora Vera Karam de Choueiri, do Setor de Ciências Jurídicas da UFPR; professora Noela Invernizze, do programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da UFPR; Clarice Meztener, do Centro de Apoio Profissional, Habitação e Urbanismo do Ministério Público do Paraná, professora Madianita, Nunes da Silva, do Laboratório de Habitação e Urbanismo da UFPR, professor Rivail Andrade, do curso de Arquitetura da Universidade Positivo; professor Rui Hara, da Comec; e Rosana Martinez Kanufre, do Instituto Municipal de Administração Pública de Curitiba. A seguir, foi realizado o debate “Prevenção e Mediação de Conflitos Fundiários Urbanos: Tendências e Desafios atuais”.
Estão participando do evento pesquisadores, estudantes, professores, movimentos sociais, gestores e técnicos, com o objetivo de promover, além de reflexões, a confecção de propostas relacionadas às políticas públicas urbanas no campo da gestão local e metropolitana. O Seminário pretende debater temas que abrangem planejamento territorial, governança urbana, prevenção e mediação de conflitos fundiários urbanos. Também serão realizadas oficinas temáticas, a fim de aprofundar as discussões.
Nesta terça-feira, dia 17, último dia do evento, será realizada às 11 horas uma mesa-redonda sobre “Gestão e Planejamento Metropolitano”, às 14 horas, o debate será sobre “Mediação de Conflitos” e às 15h45, a plenária com a Apresentação dos resultados e propostas construídas nas oficinas. No encerramento, às 17 horas, será elaborado o documento de propostas para o enfrentamento dos conflitos fundiários urbanos na Região Metropolitana de Curitiba.
O evento é fruto de uma parceria entre a Universidade Federal do Paraná, a Universidade Positivo e o Ministério Público, e conta ainda com o apoio do Ministério das Cidades, do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap), da Fundação Escola do Ministério Público do Estado do Paraná (Fempar), do Laboratório de Habitação e Urbanismo da UFPR (Lahurb), do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da UFPR, e do Núcleo de Estudos de Direito Administrativo, Urbanístico, Ambiental e Desenvolvimento da UFPR – Pró-Polis.
A programação pode ser conferida em http://www.direito.ufpr.br/.
.