ufpr_bcopng

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Seminário na UFPR analisa os impactos da Copa do Mundo em Curitiba

Obras no Estádio Joaquim Américo. Foto: reprodução do Jornal Gazeta do Povo

O Núcleo Curitiba do Observatório das Metrópoles promove dias 11 e 12 de setembro na UFPR o Seminário Metropolização e Megaeventos: os impactos da Copa do Mundo em Curitiba. As inscrições podem ser feitas pelo endereço eletrônico copaemdiscussao@gmail.com. Nos dois dias serão apresentados estudos realizados por professores e estudantes das áreas de Arquitetura, Geografia e Direito sobre diversos aspectos que envolvem as obras para a Copa de 2014. Os debates ocorrerão no auditório do Centro de Estudos de Engenharia Civil, no campus Centro Politécnico, das 9 às 17 horas.

Depois da solenidade de abertura que prevê uma palestra sobre os Pressupostos da Pesquisa Nacional, a coordenadora do Núcleo Curitiba do Observatório das Metrópoles, professora Olga Firkowski, explica a trajetória do projeto Metropolização e Megaeventos em Curitiba. A legislação urbana, com os encontros e desencontros das obras da Copa em Curitiba será analisada pelos representantes da Universidade Positivo, Jussara Silva e Anabelli Peixó. A escolha do Estádio Joaquim Américo para sede dos jogos da Copa é o assunto de Márcio Quadros, da UFPR.

Serão analisadas também a escolha das empresas que trabalham na reforma do estádio, segurança, dinâmica imobiliária, as obras no aeroporto, rodoviária e o viaduto estaiado na Avenida das Torres. Outra palestra tratará do trabalho dos vendedores ambulantes e as áreas de restrição. Um dossiê sobre violação dos direitos humanos será lançado pelo Comitê Popular da Copa de Curitiba. A solenidade será realizada às 19 horas no anfiteatro do 1º andar do Edifício D. Pedro I, campus Reitoria.

Sugestões

Progepe lança atividade de saúde e longevidade para aposentados
Aposentadoria nunca foi sinônimo de inatividade. Pensando na qualidade de vida dos servidores aposentados,...
Ciência UFPR: Molécula-ímã tem potencial para revelar a bioquímica por trás de doenças
Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar...
“A SBPC é a marca de que o Brasil acredita e produz ciência da mais alta qualidade”, diz ministra do MCTI
Entre 23 e 29 de julho, aconteceu na Universidade Federal do Paraná (UFPR) a 75ª Reunião Anual da Sociedade...
Série sobre a ciência produzida nas Universidades brasileiras estreia na TV Brasil
A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições...