

O Seminário Marketing 2.0: Content, Mobile & Games, realizado no útlimo fim de semana (31/08 e 01/09), terminou com a palestra do francês Marc Gobé, autor do best seller Emotional Branding. Ele falou sobre como as empresas podem utilizar o conceito de Voz Social, que prevê a humanização das marcas por meio de uma perspectiva racional e emocional. O evento foi promovido pela UFPR/CEPPAD, no auditório da Fiep.
O reitor da Universidade Federal do Paraná, Zaki Akel Sobrinho, participou da abertura, na noite de sexta-feira. Para ele, o ponto alto do seminário foi a atualidade dos temas. “Ter Martha Gabriel como curadora já é uma garantia de qualidade. Tenho certeza que este evento será muito útil para os participantes, pois apresenta conteúdo aplicado e não apenas conceitual. Reúne academia e setor produtivo, com casos reais sendo apresentados”, afirmou.
O professor Romeu Telma, coordenador do MBA em Marketing da UFPR e organizador do evento, ressalta que essa terceira edição do Seminário Marketing 2.0 tem uma dimensão mais ampla que os anteriores pela abrangência dos temas, e um formato dinâmico, com palestras curtas e debates. Também participou da abertura o professor Paulo Barbosa, vice-reitor da UTFPR, universidade apoiadora do evento.
Nos dois dias do Seminário os participantes discutiram conceitos, estratégias e exemplos de como conteúdo, artefatos móveis e jogos já estão inseridos na realidade mundial. A professora Martha Gabriel fez palestra destacando a importância do público, fator que precisa ser observado com mais cuidado pelas empresas. Para ela, o mais importante é saber gerar conteúdo relevante no ambiente digital. “A sua marca não conseguirá ser melhor do que o conteúdo que ela produz”, disse. Um conceito destacado durante toda a palestra de Martha Gabriel foi a Transmídia, processo de se transmitir uma mensagem ou contar uma história que transcenda uma única mídia.
MOBILE E GAMES
O norueguês Tore Haugland abriu no dia 01/09 de manhã a série de palestras sobre Mobile Marketing. Ele surpreendeu os participantes ao revelar números significativos e tendências do setor. O investimento no mercado de mobile marketing, disse ele, gera hoje mundialmente em torno de US$5,3 bilhões e será de US$22 bilhões para 2016. Quanto às tendências, para ele os tablets se tornarão, em breve, o computador mais popular entre os consumidores. Outra tendência são os cupons móbile, que convertem em vendas na loja física.
Mitikazu Lisboa, fundador da Hive, maior desenvolvedora de games do Brasil, falou sobre este segmento em expansão. Segundo ele o mercado de games fatura anualmente US$65 bilhões ao ano (dados de 2011) – é a maior indústria de entretenimento do mundo. No Brasil, das cerca de 80 milhões de pessoas que utilizam a internet, 61 milhões jogam algum tipo de game. Para as empresas, as alternativas de investimento no setor são anúncios em games que já existem ou criação de seus próprios games, o que exige valores bem mais altos. Também falaram sobre outros aspectos do mercado de games os especialistas Felipe Azevedo, Carlos Piazza e Bruno Scartozzoni.
Para Vanessa Kupczik, professora da UTFPR e membro da Academia de Marketing, organizadora do evento, esta terceira edição do seminário foi a maior até agora, tanto em público quanto em número de palestrantes. Foram 17 convidados, entre palestras e cases. “Tivemos um alto nível nas palestras e a plateia correspondeu com muita interatividade, seja pessoalmente com questionamentos, seja através das redes sociais”. Uma pesquisa com os participantes mostrou que 70% deu nota máxima ao evento, considerando-o excelente. E 92% dos votantes disseram que participarão do próximo seminário a ser realizado em 2013.

