logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Seminário Internacional avalia pesquisas sobre sustentabilidade

Seminário Internacional de Design Sustentável. Acervo UFPR
Seminário Internacional de Design Sustentável. Acervo UFPR

O Departamento de Design da UFPR sedia nesta quarta-feira (1º de junho), o primeiro Seminário Internacional sobre Sistemas de Serviços e Produtos Sustentáveis, como parte de um amplo projeto de pesquisa envolvendo 15 instituições de ensino de design de vários países. Os pesquisadores formaram a Rede de Aprendizagem Internacional em Projetos sobre Sustentabilidade, que conta com recursos de um milhão de euros, liberados pela Comunidade Econômica Europeia para aplicar em estudos científicos nos próximos três anos, segundo o coordenador do Seminário, professor Aguinaldo dos Santos. A UFPR é signatária da Rede.
O objetivo é estudar o design sustentável e formar uma nova geração de profissionais que trabalhem voltados para questões sustentáveis. A rede conta com parceiros na Itália, China,Finlândia, África, México e, aqui no Brasil, além da UFPR, integram o grupo, pesquisadores de Pernambuco e de Santa Catarina. O evento conta com cerca de 80 participantes, entre pesquisadores e estudantes de Design.
Entre os assuntos analisados, estão questões como a energia solar e a importância da popularização através da redução de custos de implantação, a fabricação de móveis sustentáveis; e as entregas rápidas utilizando um meio de transporte não poluente: a bicicleta. Outro assunto tido como exemplo é aproveitamento de lonas e painéis de plástico para a produção de bolsas e roupas. São atitudes já exploradas comercialmente e debatidas no encontro. Além disso, foram apresentados os projetos de pesquisa e de extensão realizados em outros países. O evento prossegue durante na tarde desta quarta-feira, no anfiteatro do 8º andar do Edifício Dom Pedro I, Rua General Carneiro, 460.

Sugestões

Progepe lança atividade de saúde e longevidade para aposentados
Aposentadoria nunca foi sinônimo de inatividade. Pensando na qualidade de vida dos servidores aposentados,...
Ciência UFPR: Molécula-ímã tem potencial para revelar a bioquímica por trás de doenças
Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar...
“A SBPC é a marca de que o Brasil acredita e produz ciência da mais alta qualidade”, diz ministra do MCTI
Entre 23 e 29 de julho, aconteceu na Universidade Federal do Paraná (UFPR) a 75ª Reunião Anual da Sociedade...
Série sobre a ciência produzida nas Universidades brasileiras estreia na TV Brasil
A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições...