Seminário Institucional do PIBID discute a formação de professores

22 junho, 2015
13:18
Por Aline Fernandes
0
Ensino e Educação

Foi realizado, nesse último sábado (20), no Teatro da Reitoria, o 5º Seminário do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID UFPR). O evento faz parte de uma agenda anual de formação e socialização dos impactos do projeto. Nessa edição, foi discutida a formação de professores por meio do PIBID/UFPR.

A abertura do evento contou com a presença do reitor Zaki Akel Sobrinho; da coordenadora de Políticas de Formação de Professores, Gláucia da Silva Brito; da coordenadora do PIBID, Joanez Aparecida Aires; dos coordenadores de gestão Tânia Teresinha Bruns Zimer e Luis Everson da Silva; da coordenadora de Articulação Acadêmica da Secretaria de Educação do Paraná, Dolores Follador; e da coordenadora de Formação Continuada da Secretaria Municipal de Educação de Curitiba, Cíntia Caldonazo Wendler.

Evento lotou o Teatro da Reitoria

Evento lotou o Teatro da Reitoria

A professora Joanez Aparecida Aires explicou que o projeto realiza vários eventos por ano, e que esse teve como objetivo “proporcionar um olhar para o interior do nosso projeto. Analisar quais ações estão sendo desenvolvidas, promover uma reflexão sobre essas ações”. A escolha da temática se deu, segundo ela, porque em 2015 o PIBID UFPR completa seis anos. “Já construímos uma pequena história de parceria e contamos com muitos resultados positivos”, observou.

De acordo com Joanez, hoje o PIBID já alcança quase a totalidade das licenciaturas da UFPR. “Hoje os alunos publicam pesquisas, participam de eventos, mas, principalmente, estão percebendo a docência como uma possibilidade profissional. Esse é o nosso maior ganho”, analisou.

A coordenadora de Formação Continuada da Secretaria Municipal de Educação, Cíntia Caldonazo Wendler, destacou que a parceria com a UFPR é muito importante para o município. “Essa integração entre o ensino superior e a educação básica é de grande relevância. Com as parcerias que temos estabelecido junto à UFPR temos percebido a melhoria da qualidade na educação básica. Vemos esse momento como um grande impacto na valorização da escola pública enquanto um campo de pesquisa, enquanto um campo de investigação”, afirmou.

A coordenadora de Articulação Acadêmica da Secretaria de Educação do Paraná, Dolores Follador, afirmou que já era um desejo do estado se aproximar da Universidade há muito tempo. “Vemos aqui uma grande oportunidade de conhecermos experiências exitosas na formação de professores, tanto na inicial quanto na continuada. É uma oportunidade de rever as formações que oferecemos em larga escala”, disse.

A coordenadora de Políticas de Formação de Professores, Gláucia da Silva Brito, que também estava representando a Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional (PROGRAD), destacou que o PIBID tem uma importância muito grande para a Pró-Reitoria. “A licenciatura tem sido muito valorizada e acolhida por nós. E esta temática, com um olhar para a própria UFPR, propicia um momento importante de autoavaliação sobre como estamos fazendo e como podemos avançar e melhorar”, enfatizou.

O reitor Zaki Akel Sobrinho destacou que a Universidade tem firmado parcerias em todos os níveis do ensino. “Na minha visão, é equivocada a percepção de que a universidade só cuida de ensino superior. Quanto mais tenho participado da gestão universitária, mais percebo que temos um grande papel em todos os níveis de ensino, inclusive na formação de educadores para o país”, afirmou. Para ele, “a percepção que fala ‘da creche à pós-graduação’ é muito mais coerente. Falamos em sistemas de ensino. E a universidade tem encarado essa responsabilidade”.

O reitor também acrescentou que é preciso, além de expandir o número de licenciaturas, valorizar a carreira dos professores. “E esse tipo de atividade é uma demarcação da importância da formação de educadores pro nosso país”, ratificou. “Quero aproveitar para agradecer a cada um dos professores da UFPR que dedicam seu tempo, seu esforço, para fazer mais esta tarefa. E sobretudo a todos esses jovens que vão ajudar a transformar o nosso país. A estrada que leva a um futuro melhor é a educação”, encerrou. Após a solenidade, o evento prosseguiu ao longo do dia com apresentações e debates.

Resultados
O PIBID UFPR já desenvolve atividades em 55 escolas públicas e de Educação Básica em Curitiba e Região – Colombo; Almirante Tamandaré; São José dos Pinhais; Guaratuba; Matinhos, Pontal do Paraná e Paranaguá. No total, o programa conta com 514 estudantes bolsistas e 40 professores coordenadores. Nas escolas, 70 professores também atuam como supervisores do trabalho.

Sugestões

14 agosto, 2023

Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar o ambiente químico em torno […]

10 agosto, 2023

No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com […]

09 agosto, 2023

O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está com inscrições […]

07 agosto, 2023

A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições Federais […]