Os organismos nematóides fitoparasitas são seres capazes de causar danos no sistema radicular de diversas culturas, o que leva a grandes perdas na produtividade. Estudos recentes mostram que a comunidade de minhocas no solo pode diminuir o dano causado pelos mesmos, devido a alterações que causam na microflora, aumentando assim a taxa de mineralização e consequentemente disponibilizando mais nutrientes as plantas. Este tema será abordado no Seminário de Solos nesta terça-feira, dia 4, às 15h30, pelo pós-graduando Willian Carlo Demetrio, orientado pelo professor Jair Alves Dionísio.
A pesquisa de Willian tem o objetivo de avaliar a interação entre minhocas e nematóides e o efeito sobre o crescimento do tomateiro. A apresentação do seminário será na sala 3 do Departamento de Solos e Engenharia Agrícola – Setor de Ciências Agrárias da UFPR, no Campus Agrárias.
Já está disponível a avaliação de cursos e disciplinas do segundo semestre do ano letivo de 2024. Alunos […]
Pesquisadores do Núcleo de Fixação Biológica de Nitrogênio da UFPR trabalharam décadas para criar inoculante que alavanca produção na agricultura.
A exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade […]
O Centro de Estações Experimentais – Fazenda Canguiri da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu doze novos equipamentos […]