A saúde do trabalhador no Brasil e na Itália é o assunto de um seminário, realizado nesta segunda-feira (02/09) no Hospital do Trabalhador em Curitiba. Profissionais da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas participam deste encontro que tem a finalidade de avaliar as principais causas de doenças entre os trabalhadores nos dois países. Os debates têm início com palestra sobre a Política Estadual de Saúde do Trabalhador, de José Lúcio dos Santos, diretor do Centro Estadual de Saúde do Trabalhador.
Os participantes também têm a oportunidade de conhecer a medicina do trabalho na Itália e sua aplicação na saúde do trabalhador, com relatos sobre pesquisas feitas em Milão. Este encontro recebeu apoio da Capes, CNPq, Secretaria Estadual de Saúde, Prefeitura de Curitiba, Universidade Federal do Paraná e Funpar.
Outro encontro sobre saúde do trabalhador que contará com a participação de profissionais da Progepe é o 9º Congresso Internacional de Saúde Ocupacional para Trabalhadores da Saúde, de 22 a 26 de setembro no Centro de Convenções do Senac, em São Paulo. A escolha do Brasil como sede do 9º Congresso representa o reconhecimento do país como uma referência internacional não só do conhecimento, mas de prática de boas condições e de ambientes de trabalho em Serviços de Saúde.
Os representantes da UFPR, os médicos, Rui Bocchino Macedo e Raffaello Popa Di Bernardi preparam a apresentação do trabalho científico intitulado sobre Avaliação das Práticas de Biossegurança de Profissionais de Enfermagem em uma unidade de tratamento semi-intensivo de um Hospital público de Curitiba.