logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Seminário discute segurança e temas socioambientais na mineração

A Sociedade Brasileira de Recuperação de Áreas Degradadas (Sobrade), em conjunto com a Universidade Federal do Paraná, realizam de 23 a 26 de abril em Belo Horizonte (MG) o Seminário Latino-Americano de Práticas Socioambientais e de Segurança na Mineração. De acordo com o coordenador do evento e presidente da Sobrade, professor Mauricio Balensiefer da UFPR, este seminário terá como foco temas que fazem parte do dia de muitas mineradoras nacionais e internacionais, já que abordará, além de aspectos ambientais, questões de segurança do trabalho e de relacionamento com as comunidades direta e indiretamente associadas às suas atividades. Esta demanda foi detectada durante os vários simpósios que a Sobrade realiza pelo Brasil desde 1992.

Segundo Balensiefer, o propósito é reunir especialistas da área e promover a discussão das experiências das empresas, permitindo a troca de informações possibilitando aos participantes o acesso a novas alternativas e boas práticas nesse ramo de atividade. O programa está estruturado na forma de conferências e sessões de trabalhos técnico-científicos, com participação das empresas mineradoras, representantes do Ministério de Minas e Energia,  universidades como a UFOP, UFMG e UFPR, dentre outros.

O destaque fica por conta da apresentação e discussão, pelos participantes, do Plano Nacional de Mineração 2030: Uma Avaliação das Questões Socioambientais e de Saúde e Segurança, que será apresentado por Claudio Scliar, secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do Ministério de Minas e Energia.

Minicursos temáticos complementam o programa, que pode ser acessado na íntegra no site www.sobrade.com.br, no qual também estão as instruções para inscrição dos interessados. O evento conta com o apoio das empresas Vale e Petrobras.

Sugestões

Progepe lança atividade de saúde e longevidade para aposentados
Aposentadoria nunca foi sinônimo de inatividade. Pensando na qualidade de vida dos servidores aposentados,...
Ciência UFPR: Molécula-ímã tem potencial para revelar a bioquímica por trás de doenças
Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar...
“A SBPC é a marca de que o Brasil acredita e produz ciência da mais alta qualidade”, diz ministra do MCTI
Entre 23 e 29 de julho, aconteceu na Universidade Federal do Paraná (UFPR) a 75ª Reunião Anual da Sociedade...
Série sobre a ciência produzida nas Universidades brasileiras estreia na TV Brasil
A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições...