Seminário da Abralatas discute impactos sociais e ambientais da coleta de resíduos

04 outubro, 2013
19:15
Por
0
UFPR

Abertura do Debate da Abralatas

Abertura do Debate da Abralatas


O jornalista e ex-deputado federal Fernando Gabeira esteve nesta sexta-feira na UFPR, proferindo palestra sobre “O impacto ambiental e social da Política Nacional de Resíduos Sólidos” durante o 4º Ciclo de Debates da Abralatas. Participaram docentes, alunos, técnicos administrativos e pessoas da comunidade para discutir as implicações na sociedade e no meio ambiente da coleta e tratamento do lixo.
Fernando Gabeira na UFPR

Fernando Gabeira na UFPR


Gabeira ressaltou em sua fala a importância da educação ambiental. Citou exemplos de ações em que o governo propõe coletas seletivas, proporciona os meios para isso, mas a população não está preparada, não entende a importância ou os reflexos dessa separação de resíduos. “O envolvimento de todos os segmentos – cidadãos, empresas e governo – é fundamental para o sucesso dos projetos da área de resíduos sólidos”, afirmou.

O conceito de responsabilidade compartilhada também norteou o discurso de abertura proferido pelo vice-reitor da UFPR, Rogério Mulinari. Ele ressaltou que há anos a universidade trabalha com coleta sustentável nas unidades acadêmicas, atuando também com catadores de recicláveis. “Essa era uma política de gestão. Agora precisamos expandir a atuação para incluir a comunidade interna e fazer dela uma multiplicadora dessas ações na comunidade”, ressaltou. Na opinião dele, o Abralatas traz essa discussão para o meio acadêmico, favorecendo a inclusão do tema no dia a dia da instituição. O Ciclo de Debates foi encerrado no início da tarde.

Além de Curitiba, esta edição da Abralatas já passou pelas cidades de Belo Horizonte e Fortaleza. Durante os encontros, o objetivo é sempre estimular a produção sustentável e o momento é oportuno, pois reúne membros de cooperativas de catadores de materiais recicláveis, além de representantes de outros setores voltados à temática.

A Abralatas ─ associação civil sem fins lucrativos, que reúne os fabricantes brasileiros de latas de alumínio para bebidas ─ comemora em 2013 dez anos de fundação. Seu objetivo é, através do compartilhamento de experiências, contribuir com o desenvolvimento e a ampliação da competitividade dessa embalagem no Brasil. Para tanto, a associação realiza palestras e seminários, propõe discussões sobre práticas capazes de reduzir os impactos ambientais e aponta novos estudos sobre a reciclagem, sempre com a finalidade de gerar resultados positivos para a natureza e para a sociedade.

Sugestões

14 agosto, 2023

Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar o ambiente químico em torno […]

10 agosto, 2023

No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com […]

09 agosto, 2023

O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está com inscrições […]

07 agosto, 2023

A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições Federais […]