

O Laboratório de Pesquisa em Educação Histórica da UFPR reuniu no começo de novembro, em Curitiba, pesquisadores da América Latina e Europa o VI Seminário Brasileiro de Educação Histórica. O evento organizado em comemoração aos dez anos do laboratório coordenado pela professora Maria Auxiliadora Schmidt contou com a participação de professores das redes públicas de ensino de vários estados e de universidades brasileiras.
Durante os quatro dias do encontro (de 4 a 7), o pesquisador Arthur Chapman, da Universidade de Londres ministrou palestras sobre Passados Possíveis: desenvolver a compreensão da argumentação, explicação e interpretações históricas em estudantes. Nesse seminário, pesquisadores da América Latina e Europa, envolvendo professores e acadêmicos de universidades brasileiras discutiram o tema relevante para a pesquisa e para o dia a dia nas salas de aula. Também foram apresentados 85 trabalhos de pesquisa nesta área.
Os professores brasileiros e representantes do México, Argentina e Portugal consolidaram a AIIPEH (Associação Ibero-Americana de Investigadores e Pesquisadores da Educação Histórica). A associação tem de reunir a ampla produção já existente e encontrar espaço próprio de divulgação que possibilite o diálogo entre diferentes universidades.
A professora Maria Auxiliadora Schmidt destacou a importância do momento para professores de História, que ao pesquisarem suas práxis e dialogarem com os pares colaboram para a melhoria do campo em uma relação que proporciona o encontro mútuo e horizontal entre a universidade e a escola.