logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Seminário avalia ações do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio

Cerca de 170 mil professores de ensino médio já concluíram a formação pelo programa. Foto: Leonardo Bettinelli
Cerca de 170 mil professores de ensino médio já concluíram a formação pelo programa. Foto: Leonardo Bettinelli

A UFPR sediou, nos dias 4 e 5 de maio, o III Seminário Nacional do Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio. O evento é organizado em parceria entre a UFPR e o Ministério da Educação (MEC) e reúne representantes das Secretarias Estaduais de Educação de todo o país e das universidades públicas participantes do programa.

O objetivo do Seminário é avaliar as etapas I e II da formação, de 2014 e 2015, e discutir perspectivas futuras para a formação continuada dos professores de ensino médio.

O Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio (PNEM) é uma iniciativa do Ministério da Educação que teve início em 2013 para aumentar a qualidade do Ensino Médio brasileiro. Uma de suas principais ações é a formação continuada de professores do Ensino Médio, sob a responsabilidade das universidades de cada estado.

A formação do PNEM em nível nacional alcançou cerca de 170 mil professores concluintes, o que representa 67% do total de professores inscritos no início do curso, segundo dados do MEC.

O reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho, comemorou o sucesso do programa.”Às vezes esquecemos de comemorar, porque estamos envolvidos na batalha. Às vezes não olhamos para trás e vemos o quanto avançamos”, disse, durante a cerimônia de abertura.

Falando sobre o momento atual do Brasil, Zaki disse que é preciso continuar avançando. “Como gestores, como cidadãos, como lutadores pela educação, o que nos resta é lutar para que essas políticas sejam tratadas como de Estado, e não de governo, e continuar fazendo avanços, seja quem estiver no comando da máquina do governo federal”, afirmou.

“A UFPR ficou responsável por produzir todo o material dessa formação e por sediar os eventos nacionais. Esse é o terceiro evento, e vamos fazer a avaliação do que nós fizemos ao longo desses dois anos e meio, e discutir perspectivas futuras da formação de professores para o ensino médio brasileiro”, explicou a coordenadora do evento, professora Mônica Ribeiro.

Também participaram da cerimônia de abertura do evento Deise Picanço, pró-reitora de Extensão e Cultura; Eduardo Barra, diretor do Setor de Ciências Humanas; Glaucia da Silva Brito, coordenadora de políticas de formação de professor da Pro-Reitoria de Graduação; Laura de Almeida Rossi, da Diretoria de Formulação de Conteúdos Educacionais do Ministério da Educação; Céuli Mariano Jorge, da assessoria da Superintendência da Educação da Secretaria de Estado da Educação; Sueli Édi Rufini, coordenadora de Ensino Superior da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior; e Malvina Tânia Tuttman, do Conselho Nacional de Educação.

O Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio tem como metas contribuir para o aperfeiçoamento da formação dos professores e coordenadores pedagógicos do Ensino Médio; promover a valorização pela formação dos professores e coordenadores pedagógicos do Ensino Médio e rediscutir e atualizar as práticas docentes voltadas para esta etapa de ensino. O Pacto contou com a adesão e articulação das secretarias estaduais, de universidades públicas e dos professores do ensino médio em todo o país. Conforme dados do censo escolar, o país tem 495,6 mil docentes desta etapa do ensino, que lecionam em 20 mil escolas públicas e o Pacto contou com a participação de todos os estados.

Veja mais fotos da abertura do Seminário no Flickr da Assessoria de Comunicação da UFPR: Link

Sugestões

Post de Evento
Vai ser publicado um Edital sobre ……
Pré-Vestibular Comunitário da UFPR está com vagas remanescentes abertas
O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná...
Provar 2024: UFPR tem 804 vagas abertas em cursos de graduação, inscrições até 11/08
Esta é a última semana para inscrição de interessados em uma das 804 vagas em cursos de graduação oferecidas...
Mestrado acadêmico em Enfermagem recebe inscrições
O Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná oferece 24 vagas para o curso...