logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Segundo dia de provas da 2ª fase do Vestibular da UFPR registrou apenas 5,30% de ausentes

Os nomes dos aprovados serão divulgados exclusivamente pelo site do Núcleo de Concurso, por listas expostas na sede do Núcleo de Concursos, pela TV UFPR, por SMS e pelo aplicativo oficial +UFPR.  Imagem: Samira Chami Neves.
Os nomes dos aprovados serão divulgados exclusivamente pelo site do Núcleo de Concurso, por listas expostas na sede do Núcleo de Concursos, pela TV UFPR, por SMS e pelo aplicativo oficial +UFPR. Imagem: Samira Chami Neves.

O segundo dia de provas da 2ª fase do Vestibular 2015/2016 da Universidade Federal do Paraná (UFPR) registrou apenas 5,30% de ausentes (457 candidatos), do total de 8622 que se candidataram para esta etapa. Segundo o coordenador do Núcleo de Concursos, Mauro Belli, é um percentual equivalente ao das edições anteriores do concurso.

Dos 8165 candidatos presentes (94,69%) ao concurso nesta segunda-feira, 7773 foram de Curitiba, 228 de Toledo e 164 de Palotina. Os candidatos realizaram as provas específicas por meio de questões discursivas, abordando temas das disciplinas de Biologia, Física, Química, Matemática, Geografia, História, Sociologia e Filosofia, conforme a área do curso pretendido.

Primeiro dia

No primeiro dia da segunda fase, ontem (dia 6), foram realizadas as provas de Compreensão e Produção de Textos. Foram 12.820 candidatos aprovados para a reta final do processo seletivo, com abstenção de 4,28% – inferior aos 5,72% registrados no ano passado. Eles responderam cinco questões discursivas. O número total de estudantes convocados para a segunda fase foi de 13.393.

As provas deste domingo foram realizadas em 14 locais nas cidades de Curitiba, Matinhos, Palotina, Jandaia do Sul e Toledo. Não houve incidentes. Para candidatos de 68 cursos, este é o último passo até o resultado final previsto para 15 de janeiro de 2016. Cerca de 80% dos estudantes da segunda fase são do Paraná.

Terceira fase

Os candidatos aos cursos de Estatística, Matemática e Matemática Industrial terão também uma terceira fase, constituída de duas disciplinas específicas que devem ser cursadas durante o primeiro semestre letivo de 2016. O Núcleo de Concursos divulgará, com antecedência mínima de 15 dias ao início do semestre, edital específico com os programas e as normas que regerão a terceira fase do Processo Seletivo Estendido.

Resultado

Os nomes dos próximos calouros serão divulgados exclusivamente pelo site do Núcleo de Concurso, por listas expostas na sede do Núcleo de Concursos, pela TV UFPR, por SMS e pelo aplicativo oficial +UFPR. Lançado em janeiro deste ano pela UFPR, o app é único entre as universidades federais e disponibiliza a lista dos aprovados assim que homologada pelo reitor Zaki Akel Sobrinho. Ele está disponível para ser baixado, gratuitamente, no Google Play Store (sistema operacional Android). A versão para o sistema iOS está em desenvolvimento. A iniciativa é coordenada pela Assessoria de Comunicação Social da UFPR e tem parceria do Núcleo de Concursos.

No total, 4.765 vagas estão sendo oferecidas pela UFPR. Segundo o reitor Zaki Akel Sobrinho, o fato de 80% dos estudantes serem do Paraná comprova que a realização de um processo seletivo próprio pela Universidade facilita o acesso da população local. “Ele garante que 70% das vagas estejam mais acessíveis aos paranaenses”, disse o reitor. Os outros 30% são destinados ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu), gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC).

 

Por Jaqueline Carrara e Aurélio Munhoz

Sugestões

Post de Evento
Vai ser publicado um Edital sobre ……
Pré-Vestibular Comunitário da UFPR está com vagas remanescentes abertas
O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná...
Provar 2024: UFPR tem 804 vagas abertas em cursos de graduação, inscrições até 11/08
Esta é a última semana para inscrição de interessados em uma das 804 vagas em cursos de graduação oferecidas...
Mestrado acadêmico em Enfermagem recebe inscrições
O Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná oferece 24 vagas para o curso...