ufpr_bcopng

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR encerra amanhã V Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão

Professora Sonia Regina Mendes faz palestra na 5ª Siepe. Foto: Leonardo Bettinelli

Os professores universitários não podem ficar limitados na prática confortável das suas disciplinas. Precisam aliar os recursos tecnológicos, mobilizar alunos e sair para as atividades práticas, democratizando o saber. O comentário é da professora da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Sonia Regina Mendes, que fez palestra nesta terça-feira (08) na Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão. Até sexta-feira, toda comunidade universitária da UFPR está mobilizada na apresentação de pesquisas e avaliação de trabalhos extensionistas.

A professora carioca é bastante crítica com relação à extensão nas universidades. Entende que é preciso ampliar o número de projetos e mudar a ótica individualista do corpo docente para que os futuros profissionais tenham mais visão da realidade. Lembrou que 40% do aprendizado ocorre com o desafio da realidade, e é por isso que tanto os alunos quanto os professores, são melhores preparados e os que levam conhecimento para a população.

Para Sonia, que integra um grupo de avaliadores do CNPq e acabou de analisar projetos de extensão em dez universidades públicas, são os jovens que devem provocar os professores, assim como fizeram nos anos 60 quando houve o desafio social.
Na avaliação dos programas extensionistas, a professora conta que encontrou estudantes mobilizados, projetos que começaram bem e depois perderam o ritmo e outros com pouca integração com o ensino.

Palestra na 5ª Siepe. Foto de Leonardo Bettinelli

A 5ª Siepe está sendo realizada no campus Jardim Botânico, Setor de Ciências Sociais Aplicadas e tem como tema central a Ética e o Conhecimento. Além de palestras e apresentação de trabalhos, há também atividades culturais oficinas como a de malabares, jardins e hortas verticais, circo, fotografia, entre outros. Em paralelo são realizados os Evinci, Einti, Enec e Enaf.

TRANSMISSÃO ─ Este ano as palestras e mesas-redondas estão tendo transmissão simultânea. Nesta terça, das 14h30 às 16 horas tem a mesa-redonda sobre Ética na Pesquisa, com os professores Mario Sanchers; Aleksander Roberto Zampronio. Na quarta, das 10h30 às 12 horas, a transmissão será da mesa-redonda Ética e Intervenção, com Silmara Santos, Cláudia Seely Rocco e Iara Thielen. À noite, das 19h30 às 21 horas tem o curso de Iniciação à Pesquisa. Na quinta, dia 10, das 8 horas às 11h30 continua o curso de Iniciação à Pesquisa do Setor de Saúde. Na tarde da quinta-feira, das 14 às 17 horas, apresentação de pesquisas do Pibid e na sexta-feira, das 8h30 às 10 horas tem a palestra sobre Propriedade Intelectual, Sigilo e Confidencialidade.

Para assistir os estudantes e professores, acessar o ambiente virtual do curso pelo link http://www.nead.ufpr.br/v2/, ou ir ao polo de referência nos horários das transmissões das palestras, assistir e registrar a presença.

Sugestões

Capitães da areia é a obra do mês de agosto do Clube do Livro
A segunda temporada do Clube do Livro, promovida pelo Sistema de Bibliotecas (SiBi) da Universidade...
Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para alunos da UFPR
O projeto de extensão “Ciência para Todos” está com inscrições abertas para o processo seletivo e trainee....
Projeto da UFPR oferece treinamento gratuito de futebol para meninas
Com o objetivo de trabalhar o desenvolvimento integral de meninas entre 10 e 14 anos através da prática...
Inscrições para cursos extensivos do Celin para novos alunos iniciam em 7 de agosto
As inscrições para os cursos extensivos ofertados pelo Centro de Línguas e Interculturalidade (Celin)...