logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Segunda edição da Literatura de Refúgio apresenta autores haitianos

O projeto de extensão Português Brasileiro para Migração Humanitária (PBMIH) promove, em parceria com o SESC Paço da Liberdade, a segunda edição do “Literatura de Refúgio”, iniciativa criada com o objetivo de levar ao público de Curitiba e região a reflexão sobre as questões migratórias por meio da literatura. Desta vez, o evento terá como foco a produção literária do Haiti, e será realizado no dia 15 de setembro.

Segundo João Arthur Grahl, professor de Letras da UFPR e coordenador do PBMIH, a ideia do encontro literário é colocar em contato migrantes, estudantes de Letras e a sociedade em geral por meio do formato do projeto: migrantes leem poemas e trechos de romances, contos e peças teatrais no original; os alunos de Letras traduzem o texto para o português e leem as versões traduzidas para o público, que participa em um bate-papo conduzido pelo professor.

A segunda edição aborda exclusivamente a literatura haitiana e contará com a leitura de autores como Jacques Roumain, Frankétienne, Dany Laferrière, entre outros. Além disso, o evento terá a participação do escritor haitiano radicado em Curitiba Rei Seely, que está lançando seu primeiro livro em português, intitulado “Radiografia Refugiado Feijoada e Poesia sem folhas”.

O “Literatura de Refúgio – 2ª edição” acontece no dia 15, às 19h, no Paço da Liberdade (Praça Generoso Marques, 189, Centro). A participação do público é gratuita. Mais informações pelo e-mail: pbmih.ufpr@gmail.com.

Sobre o PBMIH
O PBMIH – Português Brasileiro para Migração Humanitária é um projeto de extensão do curso de Letras da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e desde 2013 atua no ensino, pesquisa e extensão de português brasileiro voltado a migrantes na condição de refugiados e/ou em situação de vulnerabilidade social. Desde sua criação até o presente, a iniciativa já atendeu mais de 1100 migrantes e refugiados, auxiliando-os no contexto de ensino-aprendizagem da língua portuguesa. O projeto conta, ainda, com o Núcleo de Integração PBMIH, responsável por promover atividades culturais com o intuito de propiciar a integração social do público atendido.

Literatura de Refúgio – 2a edição
Data: 15 de setembro
Horário: 19:00
Local: Paço da Liberdade
Endereço: Praça Generoso Marques, 189 Centro – Curitiba PR
Entrada gratuita
Mais informações: pbmih.ufpr@gmail.com

Sugestões

Capitães da areia é a obra do mês de agosto do Clube do Livro
A segunda temporada do Clube do Livro, promovida pelo Sistema de Bibliotecas (SiBi) da Universidade...
Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para alunos da UFPR
O projeto de extensão “Ciência para Todos” está com inscrições abertas para o processo seletivo e trainee....
Projeto da UFPR oferece treinamento gratuito de futebol para meninas
Com o objetivo de trabalhar o desenvolvimento integral de meninas entre 10 e 14 anos através da prática...
Inscrições para cursos extensivos do Celin para novos alunos iniciam em 7 de agosto
As inscrições para os cursos extensivos ofertados pelo Centro de Línguas e Interculturalidade (Celin)...