A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) publicou nesta quarta-feira, dia 06 de setembro, nota em que denuncia a invasão no Prédio D. Pedro I da Universidade Federal do Paraná (UFPR), na última sexta-feira (01).
Leia na íntegra:
A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência denuncia as ações do grupo intitulado Movimento Brasil Livre, que invadiu as dependências da Universidade Federal do Paraná (UFPR) no dia 1º de setembro. Munidos de sprays de pimenta, eles os utilizaram contra alunos da instituição, no intuito de promover balbúrdia e prejudicar as atividades universitárias, além de difamar a UFPR.
A SBPC tomou conhecimento dos vídeos que retratam a invasão e confusão causadas pelos elementos em questão e espera providências das autoridades, no sentido de responsabilizar os invasores e evitar a repetição desse tipo de conduta, que ofende os valores pelos quais se pauta o mundo acadêmico no Brasil e no mundo.
São Paulo, 06 de setembro de 2023
Diretoria da SBPC
Confira a nota no portal da SBPC.
A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) também publicou nota de solidariedade à UFPR no último domingo, dia 3 de setembro. Confira aqui.
Universidades Federais Brasileiras, integrantes da Andifes, endossaram a nota e reproduziram em seus portais e redes sociais.
Nota da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Nota da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Nota da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
Nota da Universidade Federal Fluminense (UFF)
Nota da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
Nota da Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
Nota da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA)
Nota da Universidade Federal do ABC (UFABC)
Nota da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)
Já está disponível a avaliação de cursos e disciplinas do segundo semestre do ano letivo de 2024. Alunos […]
Pesquisadores do Núcleo de Fixação Biológica de Nitrogênio da UFPR trabalharam décadas para criar inoculante que alavanca produção na agricultura.
A exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade […]
O Centro de Estações Experimentais – Fazenda Canguiri da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu doze novos equipamentos […]