SBPC: Programação científica acaba nesta sexta com debates sobre meio ambiente, IA e povos originários

27 julho, 2023
19:13
Por Rodrigo Choinski
0
UFPR

Com 35 atividades ao longo do dia, presenciais e virtuais, agenda de discussões começa às 9h30 da manhã

Após cinco dias plenos de painéis, mesas-redondas e conferências, a programação científica da 75ª Reunião Anual da SBPC se encerra nesta sexta-feira (28) com debates sobre meio ambiente, IA e povos originários. Serão 35 atividades promovidas pela SBPC e sociedades afiliadas no campus Centro Politécnico da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e também online. Confira a seguir alguns temas que serão discutidos.

O dia começa às 9h30 com a conferência “O impacto social da ciência e da democracia: como fazer um círculo virtuoso entre elas e a ética”, proferida por Renato Janine Ribeiro, presidente da SBPC. A atividade será realizada no auditório Central – no edifício Setor Tecnologia (1º andar).

Entre os destaques em meio ambiente, está a conferência “Mudanças Climáticas Globais: Desafios E Perspectivas”, que será apresentada por Paulo Artaxo, professor do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP) e vice-presidente da SBPC. A atividade será no auditório Central.

No mesmo horário, às 9h30, Luiz Henrique Eloy Amado, assessor jurídico da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), irá apresentar a conferência “Direitos Indígenas no Brasil”, no auditório da Química.

O dia contará ainda com a conferência “Amazônia, devastação, garimpo ilegal e contaminação dos rios e dos povos originários”, que será proferida por Paulo Cesar Basta, pesquisador titular da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A atividade será realizada no auditório da Engenharia Química.

Na parte da tarde, às 16h, um dos debates que merece atenção é a mesa-redonda “Territórios e direitos: desigualdades no Brasil indígena contemporâneo”, que será realizada no auditório da Química. Coordenada por Ricardo Cid Fernandes, professor associado do Departamento de Antropologia e Programa de Pós-graduação em Antropologia e Arqueologia da Universidade Federal do Paraná, a atividade contará com a participação de João Pacheco de Oliveira, professor titular do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Carlos F. Marés de Souza Filho, professor titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, e Kretã Kaingang, coordenador executivo da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) – região Sul.

O dia contará ainda com a mesa-redonda “Religião e política no Brasil atual”, que será no anfiteatro do prédio Ciências Biológicas. Coordenada por Miriam Grossi, professora titular da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e diretora da SBPC, o debate contará com a participação de Ronaldo Romulo Machado de Almeida, professor livre docente da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Carlos Alberto Steil, professor titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e Ana Paula Mendes de Miranda, professora da Universidade Federal Fluminense.

Sobre Inteligência Artificial, o evento proporcionará a conferência “Inteligência Artificial: oportunidades e riscos”, proferida por André Carlos Ponce de Leon Ferreira de Carvalho, professor titular e atual diretor do Instituto De Ciências Matemáticas e de Computação da USP. A atividade, que será realizada também no auditório da Química, será apresentada por Cláudia Linhares Sales, secretária-geral da SBPC.

O dia termina com a sessão de encerramento do evento, que será realizada às 18h30 no auditório Central – no edifício Setor Tecnologia.

Transmissão

As atividades da 75ª Reunião Anual da SBPC, realizadas em cinco auditórios da Universidade Federal do Paraná (UFPR) serão transmitidas ao vivo pelo YouTube. As que ocorrerão nos auditórios “Leo Grossmann” e do auditório Central do prédio da Tecnologia terão transmissão pelo canal da SBPC. Enquanto as discussões realizadas nos auditórios 01 (Térreo) e 02 (1º andar) do prédio da Engenharia Química e no auditório do anfiteatro do prédio da Química, serão transmitidas pelo canal da UFPR.

A 75ª Reunião Anual da SBPC vai até o dia 29 de julho no Centro Politécnico da UFPR, quando acontece o Dia da Família na Ciência.

Confira a programação completa no site do evento: https://ra.sbpcnet.org.br/75RA/.

Com informações do Jornal da Ciência da SBPC

Sugestões

14 agosto, 2023

Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar o ambiente químico em torno […]

10 agosto, 2023

No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com […]

09 agosto, 2023

O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está com inscrições […]

07 agosto, 2023

A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições Federais […]