logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Saiba o que muda com o novo servidor de e-mail da UFPR

O novo e-mail terá capacidade três vezes maior do que o anterior. Imagem: Marcos Solivan

A partir desta terça-feira, dia 9, os e-mails @ufpr.br passam a ter um novo servidor. A migração será realizada pelo Centro de Computação Eletrônica (CCE) e todas as 40 mil contas hospedadas nos servidores atuais (como o Webmail) serão transferidas para o Zimbra. O novo e-mail pode ser acessado pelo endereço https://correio.ufpr.br/.

A mudança traz novas funcionalidades para o serviço, como a possibilidade de criar agendas compartilháveis, listas de tarefas, notificação de férias, filtros de spam melhorados, recuperação de mensagens apagadas e compartilhamento de pastas de e-mail. Além disso, o novo servidor vem atender à crescente demanda de mais espaço para armazenamento na conta: os professores e técnicos-administrativos passam a ter 1 GB e os alunos 300 MB de espaço na nuvem, um aumento de mais de três vezes quando comparados aos números atuais.

As ferramentas também facilitam o armazenamento de documentos online, dando mais mobilidade aos processos. “A ideia é deixar de usar o desktop e partir para a nuvem”, aponta o diretor CCE, Edson Flávio de Souza. Um dos grandes destaques é a possibilidade de criar agendas compartilhadas, com diferentes níveis de privacidade, que deve auxiliar na comunicação dos departamentos. Com elas, fica mais simples organizar reuniões de chefia, por exemplo, e também é possível criar alertas de compromissos diretamente para os interessados. Essa funcionalidade também pode beneficiar a divulgação do calendário acadêmico e das agendas de auditórios.

Após a migração para o Zimbra, as contas antigas serão acessíveis por aproximadamente seis meses, possibilitando a migração das mensagens pessoais para a nova conta. “Acreditamos que o usuário vai gostar muito mais [do novo servidor] em relação ao anterior”, diz Souza. “Optamos por fazer a migração manual, ao invés da automática, para que possamos eliminar contas inativas e melhorar o sistema.” O processo de transferência para o Zimbra deve ser concluído até a noite desta segunda-feira, dia 8.

Outros detalhes e tutoriais de utilização podem ser acessado neste endereço.

Por Jéssica Maes

Sugestões

Informativo UFPR (Destaques da semana de 07/08 a 11/08/2023) 
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA    🧠🔭 Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para...
Setor Palotina: Posse da nova direção
No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com...
Doutoranda que criou programas para incentivar a adoção de cães é homenageada na Câmara de Curitiba 
Na manhã desta terça-feira (8), Lu Baldan, médica veterinária e doutoranda em Ciências Veterinárias na...
UFPR lamenta falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda Santos
A Universidade Federal do Paraná comunica, com pesar, o falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda...